Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do São Paulo no WhatsApp

Oscar e Thiago Mendes? São Paulo toma decisão sobre contratações de peso

Tricolor tem política de reforços estabelecida para 2025

Revelado no São Paulo, Oscar está no Shangai Port, da China, desde 2017

O São Paulo adotará poítica de austeridade financeira a partir de 2025, e contratações caras estão praticamente descartadas neste momento. Para as chegadas de Oscar e Thiago Mendes, por exemplo, o Tricolor teria que liberar outros atletas do atual elenco.

A dupla foi cogitada recentemente, e o volante chegou a vir para o Brasil e assistiu ao clássico entre São Paulo e Corinthians, no dia 16 de junho.

A negociação com Thiago Mendes chegou a avançar, mas o São Paulo não entrou em acordo com o Al-Rayyan-QAT, que recusou duas propostas do clube brasileiro. Para contratá-lo, a equipe do Qatar pagou cerca de 5 milhões de euros (R$ 27 milhões, na cotação da época) ao Lyon-FRA.

Enquanto isso, Oscar é frequentemente pauta de times brasileiros. Aos 33 anos, o jogador revelado nas categorias de base são-paulina tem contrato até dezembro deste ano com o Shanghai Port, da China. Ele também foi alvo do Flamengo.

De acordo com o presidente Julio Casares, as posições de Oscar e Thiago Mendes sequer é prioridade para a próxima temporada. O maior focode contratações será para as laterais.

“O São Paulo sempre está de olho em jogadores com grandes condições. Oscar e Thiago Mendes já vestiram nossa camisa. Tudo tem de ser bem conversado, temos de ter garantias que algum dinheiro saiu para entrar outro. Temos de compor com a comissão um quadro de necessidades. Precisamos de laterais, todos sabem”, disse o mandatário.

Thiago Mendes, do Al-Rayyan, negociou retorno ao São Paulo

Além disso, Casares reforçou que contratações com grande esforço financeiro, como as de Oscar e Thiago Mendes, dependem de saídas para não furar o orçamento.

“Trouxemos Lucas, trouxemos Luiz Gustavo, Rafinha e isso nos faz achar que esse mix de atletas da base com experientes. Oscar e Thiago são grandes jogadores. Depende de equação financeira. Para entrar um jogador, tem de sair outro em condição de receita, senão vamos estourar (o orçamento)”, concluiu, em entrevista à TNT Sports.

Reestruturação financeira do São Paulo

O clube estará praticamente “proibido” de aumentar as dívidas a partir de 2025. Isso porque foi aprovada a criação do “Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios São Paulo Futebol Clube”, que visa controlar a vida financeira do Tricolor.

A proposta para redução das dívidas prevê uma série de gatilhos no projeto, aprovado com mais de 80% de votos favoráveis no Conselho Deliberativo.

Alguns exemplos destes gatilhos são: teto de gastos para investimento no futebol, obrigatoriedade de superávit anual e redução de despesas com salários na administração do clube. A intenção é assegurar a disciplina financeira para tornar o clube saudável a longo prazo.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.