Ouvindo...

Times

Fortaleza vence reservas do São Paulo pelo Brasileiro em prévia das ‘Copas’

Dorival opta por preservar titulares para final da Copa do Brasil, já Vojvoda escala time principal antes da ‘Sula'; Leão faz 2 a 1

O São Paulo escalou só reservas, o Fortaleza entrou com os titulares na noite desta quarta-feira (20), no Morumbi, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Os dois times têm decisões em Copas nos próximos dias, um resolveu preservar, outro não, e a decisão dos cearenses foi a melhor.

O Tricolor do Pici venceu o Tricolor paulista por 2 a 1 e alcançou a 7ª posição na tabela do Brasileirão, com 38 pontos. O São Paulo ficou nos 28, na 13ª posição, mas um jogo a menos. Os gols foram de Zé Welison, de cabeça, e de Lucero, de pênalti, para o Fortaleza, enquanto James Rodríguez anotou seu primeiro gol com a camisa são-paulina.

Dorival Júnior escalou uma equipe totalmente reserva, pensando em poupar seus titulares para a finalíssima da Copa do Brasil no domingo (24), contra o Flamengo, no Morumbi. Como ganhou por 1 a 0 no Maracanã, jogará pelo empate. Mesmo assim, para que arriscar machucar alguém? No banco, somente o goleiro Rafael, daqueles que estiveram no Rio, marcou presença.

Juan Pablo Vojvoda usou outra estratégia. Tem dois dias a mais para o seu confronto de Copa, que será na terça-feira (26), conta o Corinthians, pela ida da semifinal da Copa Sul-Americana, é verdade, mas o argentino não se importou muito em machucar titulares. Usou todo mundo, inclusive os atacantes Marinho e Lucero, e o zagueiro Titi, que deixaram jogo na semana passada com câimbras.

E, surpresa, o primeiro tempo dos reservas do São Paulo foi bem melhor do que dos titulares do Fortaleza. Mesmo assim o gol foi de Zé Welison. No segundo o time cearense cresceu, fez o segundo com Lucero, ainda levou o de James, mas garantiu os três pontos.

O craque do primeiro tempo

Foi o goleiro do Fortaleza, João Ricardo. Ele defendeu o pênalti cobrado por James Rodriguez, mas não só isso: o camisa 1 fez outras três defesas difíceis, e ainda deu sorte no golpe de vista em duas bolas na trave, uma delas em cobrança de falta de James.

Apesar do gol de Zé Welison, aos 15 minutos, aproveitando de cabeça cruzamento de Pochettino, o domínio foi dos reservas do São Paulo. O Fortaleza dava muito espaço para o toque de bola rival, e viu várias bolas lançadas na área quase resultarem em gol.

A caneta de Marinho

O ex-atacante de Santos e Flamengo colocou a bola por baixo das pernas de Michel Araújo, que o derrubou dentro da área. Pênalti convertido por Lucero, logo aos sete minutos do segundo tempo, e que esfriou uma pressão esperada do São Paulo.

O gol dos donos d casa saiu após lambança do Fortaleza. João Ricardo saiu jogando com Caio Alexandre, que perdeu a bola para Luan, ela sobrou par James Rodríguez que chutou meio mascado, mas o goleiro acabou passando por ela, que morreu no fundo do gol.

Próximos jogos

Pelo Brasileirão, o São Paulo volta a campo na próxima quarta-feira (27), contra o Coritiba ,no Morumbi, às 19h (de Brasília), em jogo atrasado da 22ª rodada. O Fortaleza recebe o Grêmio na Arena Castelão, no dia 30 de setembro, às 16h (de Brasília), pela 25ª rodada.

Mas antes têm os jogos de Copa. No domingo (24) o Tricolor paulista encara o Flamengo no Morumbi, às 16h (de Brasília), e joga pelo empate para ser campeão pela primeira vez da Copa do Brasil.

Na terça-feira (26), o Tricolor do Pici visita o Corinthians na Neo Química Arena, na capital paulista, no jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, a partir das 21h30 (de Brasília).

São Paulo 1 x 2 Fortaleza

São Paulo

Jandrei; Nathan, Diego Costa, Alan Franco e Welington; Luan (Pato), Gabriel Neves (Rodriguinho), Michel Araújo (Pedro Vilhena) e James Rodríguez; Luciano (David) e Juan (Talles Costa). Técnico: Dorival Júnior

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Titi, Brítez e Bruno Pacheco (Escobar); Caio Alexandre, Zé Welison (Lucas Sasha) e Pochettino (Pedro Augusto); Marinho (Yago Pikachu), Lucero (Thiago Galhardo) e Guilherme. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Gols
James Rodríguez (33min2ºT) para o São Paulo
Zé Welison (15min1ºT), Lucero, de pênalti (7min2ºT) para o Fortaleza

Cartões Amarelos
Michel Araújo, Nathan, Rodriguinho, Diego Costa (São Paulo); Titi, Zé Welison, Thiago Galhardo, Marinho, João Ricardo (Fortaleza)

Público: 24.777 presentes
Renda: R$ 1.216.346,00
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 20 de setembro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz-RJ
Assistentes: Luiz Claudio Regazone-RJ e Lilian da Silva Bruno-RJ
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga-RJ

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.