Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do São Paulo no WhatsApp

Perto de anúncio no São Paulo, James Rodríguez foi recusado pelo Palmeiras

Meia colombiano foi oferecido ao Verdão, observado pelo departamento de análise e recusado aos 18 anos.

James Rodríguez foi recusado pelo Palmeiras quando ainda tinha 18 anos

O colombiano James Rodríguez está muito próximo de ser jogador do São Paulo. Hoje aos 32, o meia esteve muito próximo de atuar pelo Palmeiras, aos 18 anos, mas foi recusado por estar “acima do peso” de acordo com avaliação do clube alviverde.

Aos 18 anos, após deixar o Envigado, da Colômbia, rumo ao Banfielda da Argentina, James Rodríguez foi indicado e oferecido ao Palmeiras, mas não foi aprovado pela avaliação do clube.

Em 2009, o clube disputava o título brasileiro e enviou o auxiliar Jorginho à Argentina para analisar o jogo do meia, mas de olho em nomes que pudessem chegar ao Sub-20 e serem lapidados no clube.

“Foi apenas um jogo do Banfield (então clube de James) e ele foi trocado no intervalo. Permaneceu 45 minutos em campo. Tinha entre 17 e 18 anos e era uma ‘bolinha’”, revelou Jorginho à ESPN, em 2014.

A avaliação de sobrepeso do jogador que, segundo Jorginho, atuava na ponta direita e não como “enganche” acabou afastando James do Palmeiras.

Aquele Banfield terminaria a temporada com o único título na história do Torneio Apertura na Argentina. Nomes como Erviti, que jogou final de Libertadores contra o Corinthians pelo Boca Juniors, Santiago Silva que também atuou pelo Timão e o próprio James foram os destaques.

James foi descartado pelo Verdão e seguiu a carreira no Banfield. Meses depois, o colombiano foi vendido ao Porto, na época como maior negociação da história dos argentinos: 7,5 milhões de euros.

Porto, Mônaco, Real Madrid, Bayern de Munique, Everton, Al Rayann-CAT e Olympiacos depois, após 13 anos, o colombiano está muito próximo de atuar pelo rival, o São Paulo.

A ESPN colombiana revelou, inclusive, que no início da janela de transferências o nome de James foi oferecido ao Verdão novamente, mas não chegou a ser avaliado pela diretoria.

Sem clube após fim de contrato com o Olympiacos, James Rodríguez vem ao Brasil para alinhar detalhes finais e assinar contrato de dois anos e meio com o São Paulo.

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.