Neymar Jr está, definitivamente, de volta ao Santos. Após ser anunciado pelo clube, o jogador assinou, no início da noite desta sexta-feira (31), o contrato de retorno ao Peixe. Nas redes sociais, o clube publicou um vídeo do momento.
Aos 32 anos de idade, o jogador assina contrato de seis meses com o clube paulista. Neymar está de volta ao Santos após passagem discreta pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, clube pelo qual disputou apenas sete jogos, marcou um gol e conviveu com lesões.
Vale destacar que, durante a assinatura de contrato, a caneta usada por Neymar falhou, e o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, rapidamente ofereceu outra ao craque. O momento foi cómico e arrancou risadas de ambos.
Anúncio do presidente e do jogador
O astro brasileiro foi anunciado oficialmente como reforço do Peixe nessa terça-feira (28), através de publicação do presidente do clube, Marcelo Teixeira, que ‘furou’ o clube no anúncio. Posteriormente, nesa, quinta-feira (30), foi a vez de Neymar confirmar seu retorno.
“Parece até que estou voltando no tempo. Estou aqui reunido com amigos e familiares, e eles me ajudaram a escrever algumas coisas, não vou aguentar até amanhã. Minha família e meus amigos já sabem da minha decisão, assinarei contrato com o Santos Futebol Clube”, disse o atacante, em vídeo publicado nas redes sociais.
“Quero agradecer aos torcedores do mundo inteiro, que desejaram muito que este momento pudesse ser realizado. Quase 12 anos se passaram desde que saí da Vila mais famosa do mundo, e parece que foi ontem”, acrescentou.
Neymar no Santos
Pelo Santos, Neymar disputou 225 partidas entre 2009 e 2013. Foram 136 gols, 64 assistências e seis títulos com a camisa alvinegra: três do Paulistão (2010, 2011 e 2012), um da Copa do Brasil (2010), um da Copa Libertadores (2011) e um da Recopa Sul-Americana (2012).
O histórico camisa 11 do Peixe retorna ao clube que o formou visando recuperar as condições físicas para retornar à Seleção Brasileira. A última partida de Neymar pelo Brasil ocorreu no final de 2023, quando teve uma lesão ligamentar no joelho.
No Santos, o jogador suprirá uma das nove vagas restantes na Lista A do Campeonato Paulista. O jogador anima o técnico português Pedro Caixinha, que tem utilizado Guilherme, Soteldo e Lucas Braga como alternativas para a beirada do campo.
O último jogo de Neymar foi em 4 de novembro, pelo Al-Hilal. Desde então, ele está em fase final de recuperação de uma ruptura no tendão da coxa.
Além do Santos
Neymar iniciou a carreira em 2009, revelado no Santos. Ele foi negociado ao Barcelona, da Espanha, em 2013 e depois atuou por Paris Saint-Germain, da França, de 2017 a 2023, até chegar ao Al-Hilal.
Na Europa, Neymar conquistou a Uefa Champions League em 2015, pelo Barça, e sete campeonatos nacionais, sendo dois Espanhóis e cinco Franceses. Nos anos de 2015 e 2017, o atacante foi escolhido como terceiro melhor jogador do mundo pela Fifa.
O atacante também integra a Seleção Brasileira desde 2010 e é o rosto da geração atual, sendo o recordista de gols com a Amarelinha, com 79 tentos anotados.