Após quase 10 meses sem jogar, o Santa Cruz iniciará a temporada de 2025 com uma decisão. Neste sábado (4), às 16h (de Brasília), no estádio do Arruda, em Recife, o Tricolor recebe o Treze-PB, pela Pré-Copa do Nordeste.
Disputada em jogo único, esta será a primeira fase eliminatória do torneio regional. Quem vencer, avança para a segunda fase. Em caso de empate, a disputa será nos pênaltis.
Sem calendário em 2024, o Santa não entra em campo para uma partida oficial desde o dia 16 de março do ano passado. Na ocasião, o time coral perdeu para o Sport nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar, e foi eliminado do Campeonato Pernambucano na semifinal.
De qualquer forma, a campanha garantiu que o clube tivesse uma vaga na Pré-Copa do Nordeste. Além disso, devolveu o Tricolor para a Série D do Campeonato Brasileiro. A Copa do Brasil, por outro lado, ficou de fora do calendário mais uma vez.
Velho conhecido
Muitas coisas mudaram no Santa Cruz desde aquele dia 16 de março, mas o técnico não foi uma delas. Emprestado ao Retrô-PE ao longo de 2024, Itamar Schülle retorna para comandar o Tricolor no início de 2025.
Pelo clube de Camaragibe, Schülle foi campeão da Série D do ano passado. O Retrô, com isso, ganhou o direito de disputar a Série C do Brasileiro em 2025. Ainda assim, o acordo era para que o técnico voltasse ao Santa depois do trabalho.
Reforços
Até o momento, o Santa Cruz anunciou 18 reforços para 2025: os goleiros Moisés e Deivity, os laterais Toty, Israel e Gabriel Rodrigues, os zagueiros Genilson, Everton Sena, Michel Bennech, William Alves e Matheus Vinícius, os meias Wagner Balotelli, João Pedro e Rafinha e os atacantes Vini Moura, Jonathan Ribeiro, Zé Arthur, Douglas Skilo e Pedro Henrique.
Outros sete atletas permaneceram no clube: os meias Matheus Melo, Henrique Lordelo, Lucas Siqueira, Lucas Bessa e os atacantes Gilvan, Ruan Robert e Ítalo Melo. Portanto, o Tricolor tem, hoje, um elenco com 25 jogadores.
Provável Santa Cruz
Contra o Treze-PB, o Santa Cruz deve ir a campo com Moisés; Israel, Genilson, Matheus Vinícius e Gabriel Rodrigues; Wagner Balotelli, Lucas Siqueira e João Pedro; Pedro Henrique, Gilvan e Vini Moura.