Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Santa Cruz no WhatsApp

Presidentes da FPF e do Santa Cruz afirmam que clube vai antecipar eleições

Entrevista coletiva na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) marcou tentativa de alinhamento político no clube

Entrevista coletiva aconteceu na sede da Federação Pernambucana de Futebol

Um dia depois de Antônio Luiz Neto renunciar ao cargo de presidente do clube, o novo mandatário do Santa Cruz, Jairo Rocha, convocou uma entrevista coletiva para anunciar que buscará agilizar o processo de antecipação das eleições que irão definir o próximo líder do executivo do clube. Em evento realizado na tarde desta quarta-feira (27), na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), no Recife, Rocha afirmou que está buscando um alinhamento político para o bem do clube.

“Fiquei muito surpreso [com a renúncia]. Não aceito qualquer coisa que vá de encontro ao estatuto do clube. Não tenho interesse no Santa Cruz para tirar proveito, muito pelo contrário. Fui convidado para ser candidato três, quatro vezes. E não quero, nem quero agora. E comigo nesse período não vai ser diferente: transparência total com SAF e antecipação de eleição urgentemente. Quero convidar a todos que fazem parte do Santa para concorrer e se for eleito terá o nosso apoio”, disse Jairo Rocha.

Como um dos responsáveis pela costura política no Santa Cruz, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, realizou um pronunciamento em que a afirmou que está homologando hoje a renúncia de ALN no Tricolor e dando entrada à efetivação de Jairo Rocha, numa articulação de bastidor que busca distensionar o clube para dias melhores, inclusive, com garantias jurídicas da antecipação das eleições. Esteve presidente também na entrevista o presidente do Conselho Deliberativo coral, Marino Abreu.

“Tínhamos uma preocupação enorme com a segurança jurídica do Santa Cruz. Quero registrar o gesto de grandeza do presidente Antônio Luiz Neto, o altruísmo, o pensamento na instituição, a possibilidade para termos uma transição pacífica. Solicitei ao presidente Jairo e ele concordou e vamos conversar com Marino para homologar transação de antecipação de eleição. Se fomos cumprir o rito do estatuto vamos para 3 de dezembro”, começou por dizer Evandro Carvalho.

“Temos que fazer eleição agora em outubro e para isso vamos precisar naturalmente da manifestação do Executivo e Conselho através dos representantes legais. E poderíamos legalmente antecipar as eleições sem risco de questionamento para impugnação qualquer candidato ou terceiro que estaria a FPF ou poderes constituídos descumprindo uma regularidade”, detalhou o presidente da FPF.

As preocupações jurídicas são relativas ao respeito ao estatuto do clube, que pontuam que as eleições só podem ser convocadas com um mínimo de 45 dias para que as chapas se organizem. O presidente do Conselho, Marino Abreu, acenou positivamente à proposta, mas afirmou que irá conversar com os pares para definir um tempo mínimo para o pleito.

“A gente fica feliz com essa porta aberta para a gente ter conciliação e encaminhar melhor o Santa Cruz. Mas calma. A pressa é inimiga da perfeição. Todo ambiente anterior não estava bom para ninguém”, disse Abreu.

Com o quadro se alinhando, estima-se, nos bastidores, que o dia 29 de outubro seja um dia possível para o próximo pleito coral.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.