Cria do Inter, meia com passagens marcantes por Santa Cruz e Botafogo se aposenta

Jogador também teve destaque no futebol dos Estados Unidos, onde jogou pelo Seattle Sounders

João Paulo, agora ex-jogador de futebol

João Paulo, ex-jogador do Botafogo e com passagem marcante pelo Santa Cruz, se aposentou oficialmente do futebol nessa quarta-feira (21). Aos 34 anos, o meio-campista estava no Seattle Sounders, clube pelo qual construiu grande carreira na Major League Soccer.

Em seu comunicado, o agora ex-atleta demonstrou gratidão por todos os clubes pelo qual jogou. Além disso, destacou a importância da família e dos amigos nos mais de 16 anos de trajetória no futebol profissional.

Carreira de João Paulo

João Paulo foi formado como jogador pelo Internacional. No Colorado, permaneceu até 2023, quando começou a rodar pelo futebol goiano. No estado do Centro-Oeste, vestiu tanto a camisa do Atlético-GO quanto a do Goiás, entre 2013 e 2014.

Na sequência, teve projeção nacional ao participar do acesso do Santa Cruz à Série A do Campeonato Brasileiro, em 2015. Jogou também a elite do futebol nacional pela Cobra Coral, em 2016.

No ano seguinte, foi contratado pelo Botafogo, clube pelo qual defendeu por três temporadas. Desde 2020, vestia a camisa do Seattle Sounders, equipe da MLS.

João Paulo se aposenta com 486 jogos disputados e 28 gols marcados. Ele conquistou duas vezes o Campeonato Pernambucano, em 2015 e 2016. Além disso, foi Campeão Carioca, da Copa do Nordeste e do Campeonato Gaúcho.

Veja o comunicado da aposentadoria de João Paulo

Obrigado, futebol!

Chegou a hora de pendurar as minhas chuteiras.

Saí de casa aos 14 anos de idade para ir atrás do meu sonho de ser jogador profissional de futebol. Consegui ir mais longe do que um menino de uma cidade de 15 mil habitantes jamais imaginaria.

Depois de 16 anos vivendo como atleta profissional, chegou a hora de viver novas experiências e aproveitar minha família de perto.

Minha família, que sempre esteve ao meu lado, nos momentos de alegria e também nos de choro: sem vocês, eu nunca teria chegado até aqui. Muito obrigado!

Quero agradecer também a todas as pessoas que dedicaram seu tempo e me ajudaram ao longo dessa longa caminhada.

Leia também

Criei lembranças inesquecíveis, cresci e me tornei homem dentro do Inter, senti o Arruda tremer após um gol, joguei mais de 100 vezes pelo glorioso e me tornei uma referência em Seattle. Coisas que jamais esquecerei.

Acho que não consigo expressar em palavras o que o futebol representa na minha vida.

Posso dizer que deixei dentro das quatro linhas tudo o que tinha, competi em cada jogo com todas as minhas forças e me sinto imensamente grato por ter feito o que amo por tanto tempo.

Obrigado”.

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...