Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Santa Cruz no WhatsApp

Santa Cruz tropeça diante do Iguatu e é eliminado na 1ª fase da Série D

Equipe pernambucana vive mais um ano nebuloso na sua história e agora não sabe sequer se terá divisão para jogar em 2024

Santa Cruz perdeu para o Iguatu-CE e foi eliminado da Série D

Vinte e três de julho e a temporada 2023 está encerrada para o Santa Cruz. Mais uma vez de forma precoce, melancólica, vexatória para um clube com a tradição do Tricolor pernambucano. Na última rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, a equipe coral precisava vencer o Iguatu-CE, no estádio Morenão, no interior do Ceará, e ainda torcer por uma combinação de resultados. Sequer fez a sua parte: acabou eliminado da competição neste domingo (23), com uma derrota por 1 a 0.

O gol da vitória cearense foi marcado por Otacílio, logo aos 7 minutos de jogo. Com o resultado em Iguatu, o Santa Cruz terminou a Série D na 5ª posição do grupo A3, com 20 pontos somados - a três do último classificado, o Potiguar-RN. O Iguatu, já desclassificado antes desta rodada final, fechou o Brasileiro em 7º, com 16 pontos.

Futuro incerto para o Santa Cruz

Com a desclassificação, o Santa Cruz agora não sabe se terá calendário em 2024. Afinal, o clube não conseguiu garantir a classificação à Série D do próximo ano através do Estadual. Além de ter ficado sem vaga na Copa do Brasil 2024 e ter sido direcionado para a fase preliminar da próxima Copa do Nordeste.

A equipe coral terminou o Campeonato Pernambucano deste ano em quinto lugar, atrás do Petrolina e do Retrô, equipes que garantiram as duas vagas do estado para o Brasileiro.

Com esse cenário, agora, apenas o Retrô pode salvar o Tricolor de ter um calendário esvaziado no próximo ano. Caso o clube pernambucano - que terminou a primeira fase na liderança do Grupo A4 - consiga o acesso à Série C, abre-se a vaga na Série D 2024 ao Santa Cruz.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.