Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Barcelona define estratégia para vender Vitor Roque ao Palmeiras

Clube catalão está empenhado em destravar negociação do atacante para o clube brasileiro

Vitor Roque vive dias incertos sobre futuro

O Barcelona-ESP conversa com a Fifa e a UEFA — entidade máxima do futebol e da Europa, respectivamente — para encontrar brechas que possibilitem a concretização da venda de Vitor Roque ao Palmeiras. Inicialmente, La Liga bloqueou a operação, que acabou suspensa na última segunda-feira (24).

O argumento utilizado pelo Barcelona se baseia nos protocolos da própria Fifa, que define a manobra feita pelos envolvidos na transferência de Vitor Roque como “Technical Registration” (Registro Técnico).

La Liga brecou a operação porque Vitor Roque está emprestado ao Betis e a janela de transferências espanhola está fechada. Portanto, de acordo com o regulamento próprio da entidade, que é distinto do regramento da Fifa, o jogador não poderia ser “registrado” novamente pelo Barcelona para ser repassado ao Palmeiras. Nem mesmo ser “reemprestado” pelo clube de Sevilha.

Porém, a entidade máxima do futebol estabelece que as entidades nacionais sigam o seu regramento sobre transferências. Além disso, o Barcelona considera que tem jurisprudência (conjunto de decisões anteriores dos tribunais sobre casos semelhantes) e usa um exemplo de um jogador do próprio Palmeiras para avançar no caso Vitor Roque, segundo publicação do jornal espanhol “Sport”.

O caso em específico é o de Pedro Lima. Em julho de 2024, o Verdão utilizou o recurso “Technical Registration”, autorizado pela Fifa, para viabilizar a transferência do jogador formado nas categorias de base do clube para o NK Osijek, da Croácia.

O volante estava emprestado do Palmeiras ao Norwich City, da Inglaterra, e teve seu contrato rompido quando o mercado brasileiro estava fechado. Mesmo assim, após o fechamento da janela, foi imediatamente emprestado ao clube croata, que estava com a janela de contratação aberta. A Fifa, na ocasião, permitiu o trâmite.

Em contato com a Itatiaia, FIfa e La Liga afirmaram que não se pronunciarão oficialmente sobre o assunto.

Pedro Lima defende clube croata, e o Palmeiras utilizou manobra para cedê-lo

Por que a operação entre Palmeiras e Vitor Roque travou?

Vitor Roque está emprestado pelo Barcelona ao Betis até o fim de junho de 2025. Como a janela de transferências espanhola está fechada, o atacante não poderia ser registrado novamente no Barça para ser repassado ao Palmeiras, segundo as regras da Federação da Espanha.

O centroavante precisaria passar por uma nova cessão, mas diretamente do clube de Sevilha para o Palmeiras — a negociação envolvia uma obrigação de compra futura para o centroavante ser contratado em definitivo pelo Verdão.

No entanto, La Liga não autorizou o modelo de negócio em razão do fechamento da janela, mesmo com Betis e Barcelona confiando que a transferência aconteceria sem maiores entraves.

Leia também

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.