Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Palmeiras define posição sobre jogo sem torcida contra o Cruzeiro

CBF determinou que a partida desta quarta-feira (4) não tenha torcedores no Mineirão

Mineirão não receberá torcida no jogo entre Cruzeiro e Palmeiras

O Palmeiras se posicionou a respeito da decisão da CBF deste domingo (1) sobre o jogo contra o Cruzeiro não ter a presença de torcedores no Mineirão. A partida acontece nesta quarta-feira (4) e vale pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Verdão alegou que acatará a decisão e a definiu como algo “em favor da isonomia após o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) recomendar a realização da partida com torcida única”.

O Palmeiras emitiu ofícios à CBF depois de a possibilidade de torcida única ser cogitada contra o Cruzeiro. O clube sugeriu que o local do jogo fosse alterado, e a outra alternativa seria a realização da partida com portões fechados.

O Palmeiras considera “inaceitável” ser punido esportivamente pelo crime cometido por integrantes da Mancha Alviverde, organizada da equipe paulista, que organizaram uma emboscada contra a Máfia Azul, da Raposa, no fim de outubro. Um torcedor celeste acabou morto no episódio, e as entidades de segurança temem o reencontro entre as torcidas.

Veja o posicionamento do Palmeiras

“A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que recebeu, neste domingo (1), ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinando que o jogo de quarta-feira (4) contra o Cruzeiro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, seja disputado com portões fechados no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

O Palmeiras acatará a decisão da entidade, tomada em favor da isonomia após o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) recomendar a realização da partida com torcida única do Cruzeiro, mas lamenta que as autoridades de segurança pública do referido estado não tenham apresentado um plano que pudesse garantir a presença de palmeirenses e cruzeirenses no estádio.

É inaceitável que um conflito entre organizadas ocorrido em uma rodovia (em um dia no qual nem Palmeiras nem Cruzeiro entraram em campo) acabe por penalizar ambos os clubes, bem como todos os torcedores que pretendiam comparecer ao Mineirão para incentivar suas equipes em um jogo de caráter decisivo.

Não será com medidas paliativas que vamos coibir condutas criminosas; para tanto, além da aplicação de punições severas contra os infratores, faz-se necessário, também, um esforço maior do poder público.”

Palmeiras é rompido com a Mancha Alviverde

A gestão da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, não tem relação com a torcida Mancha Alviverde. O rompimento em definitivo aconteceu em 2022, no início da gestão da mandatária.

Desde então, as partes tem relação conflituosa. A Justiça de São Paulo concedeu até medida protetiva para Leila contra três líderes da organizada. Isso ocorreu após ela sofrer ameaças graves durante uma live da uniformizada, que filmou protesto em frente à sede da Crefisa.

Anteriormente, a Mancha foi uma das aliadas quando Leila pavimentava caminho para ser candidata à presidência do Palmeiras. Até 2022, a Crefisa, patrocinadora máster do Verdão e empresa da presidente, apoiava os desfiles da escola de samba da organizada no Carnaval.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.