Richard Ríos terminou a temporada do Palmeiras como titular incontestável após lesão do jovem Gabriel Menino, de 24 anos. Aos 23, o colombiano que mora no Brasil desde os 19 vive o melhor momento com a camisa do Verdão e recebeu chances com a seleção da Colômbia.
Ríos foi encontrado pela equipe de scout do Flamengo em um torneio Sub-20 de Futsal em 2019, quando atuava pela seleção da Colômbia. O jogador fez o último ano de formação como profissional no Mengão, foi emprestado ao México antes de passar pelo Guarani e ser contratado pelo Palmeiras.
"É algo muito gratificante para mim, para minha família e amigos, que times tão grandes tenham me notado. Foi uma honra ter passado pelos clubes que passei e agora estar em um clube tão grande como o Palmeiras”, revelou o jogador à Conmebol.
Com a língua portuguesa elogiada nas redes sociais, Ríos está completamente adaptado ao Brasil e recebe o apelido de “gringo brasileiro” no elenco do Verdão. Na internet, o volante viralizou com lances de destaque ao som de funk brasileiro.
“Sair do país não é fácil para ninguém, então isso me motiva, nós que somos de fora do Brasil vemos ele como o país do futebol, então para mim é uma honra estar aqui e em um clube tão grande”, celebrou.
Passagem pelo México
Antes de se destacar entre os grandes do futebol brasileiro, Ríos teve passagem frustrada pelo futebol mexicano, o primeiro empréstimo que viveu pelo Flamengo no Mazatlán, clube em que atuou por apenas seis vezes.
“No México tive ruptura de ligamento cruzado e outras lesões que comprometeram meu joelho, fiquei sete meses fora de campo, foi um momento muito complicado, mas tive o apoio da minha família, do clube e dos meus companheiros. Me amadureceu mais, foi algo muito importante na minha carreira, embora tenha sido difícil porque eu tinha 21 anos, naquele momento pensei que voltaria mais forte e continuaria com minha carreira”, lamentou.
Sonhos no futebol
O camisa 27 do Verdão falou sobre os principais objetivos da carreira, que envolvem não só o clube como a seleção da Colômbia. Em 2023, Ríos recebeu três convocações para as Eliminatórias Sul-Americanas e atuou em três jogos, fazendo a estreia pela seleção de seu país.
“Para nós, sul-americanos, a Libertadores é algo muito grande, disputar esse torneio sempre será importante, então isso gera emoção para nós. Ano que vem é vencê-la ou chegar ao melhor lugar possível”, resumiu.
“Jogar uma Copa do Mundo é um sonho que pretendo realizar, que Deus me permita, mas sinto que primeiro devo fazer as coisas bem no clube em que estou e continuar trabalhando. Um dia estarei lá", finalizou Ríos.
O colombiano está de férias assim como o restante do elenco palmeirense e se reapresenta na Academia do Futebol, em São Paulo, na primeira semana de janeiro de 2024.