Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Abel Ferreira volta de suspensão com meta a cumprir pelo Palmeiras

Verdão tem dez jogos de Campeonato Brasileiro até o final de 2023

Abel Ferreira volta de suspensão com meta a cumprir pelo Palmeiras

Após dois jogos de suspensão, Abel Ferreira volta ao comando do Palmeiras na beira do campo nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), em clássico contra o São Paulo. O técnico português tem dez jogos de Campeonato Brasileiro para garantir o Verdão na próxima Libertadores, e incomodar o líder Botafogo, hoje com 12 pontos a mais na tabela.

Abel ficou de fora dos confrontos contra o Atlético e o Coritiba após suspensão aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A punição veio pelas declarações do técnico, flagradas pela câmera de transmissão do Premiere, na derrota contra o Grêmio, nas quais o técnico gesticulava e dizia: “Isso é roubar”.

Apesar de retornar de suspensão, Abel Ferreira vai ao jogo pendurado por cartões amarelos. Caso seja punido com o cartão, não poderá comandar o Verdão contra o Bahia, no próximo sábado (28).

Busca pela Libertadores

No comando técnico do Verdão, Abel tenta garantir a presença de forma direta na Copa Libertadores. Hoje na 4ª colocação, o Palmeiras tem 47 pontos. Segundo dados fornecidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time tem 75,5% de chance de classificação direta à competição continental.

Vale lembrar, seis times se classificam de forma direta ao torneio. Duas mais vagas podem se abrir caso o São Paulo, campeão da Copa do Brasil, termine entre os seis primeiros, e o campeão da Libertadores seja brasileiro e esteja também entre os seis. O Fluminense está na final, mas ocupa apenas a 9ª colocação no Brasileirão.

Título longe e desfalques por lesão

Em relação ao título, com 12 pontos a menos que o Botafogo, a chance é mínima: o Palmeiras tem 0,73% de possibilidade de ser campeão, atrás também de Bragantino e Flamengo.

Abel não contará com Dudu e Gabriel Menino, antes titulares, até o final de 2023. O técnico tenta encontrar melhor formação, e fez uso do sistema com três zagueiros na vitória contra o Coritiba.

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.