Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Abel elogia Botafogo e diz que Palmeiras não muda planejamento no Brasileiro

Abel Ferreira, apesar de ter sido flagrado deixando o gramado sem cumprimentar o compatriota Luís Castro, elogiou a equipe do Botafogo e previu o time com chance real de título.

Abel Ferreira parabeniza Botafogo, considera derrotas como “normais” e prevê melhora nos resultados

O Palmeiras foi derrotado no Allianz Parque pela primeira vez desde julho de 2022 neste domingo (25), e perdeu a oportunidade de se aproximar dos líderes, Botafogo. O técnico Abel Ferreira, apesar de ter sido flagrado deixando o gramado sem cumprimentar o compatriota Luís Castro, elogiou a equipe do Botafogo, previu o time com chance real de título e analisou a derrota.

“Parabéns pra eles. As estatísticas valem, mas o que vale mais é a eficiência. O centroavante deles fez duas finalizações e acertou uma. O futebol é isso mesmo, parabéns ao nosso adversário que neste momento tem tudo para ser campeão. Está fora da Copa e só disputa o Brasileirão. Dar os parabéns a eles”, iniciou Abel Ferreira analisando o time do Botafogo em entrevista coletiva no Allianz Parque.

O Botafogo finalizou seis vezes na partida, com dois acertos no gol, perdeu chance de ampliar na segunda etapa em chance clara de Vitor Sá, mas também viu o Palmeiras ter gol anulado com Gustavo Gómez e perder pênalti com Raphael Veiga. No duelo, o Verdão cruzou 55 vezes.

“Este é o futebol, é isto. Concordo com o que você disse sobre a eficiência no cruzamento, mas não foi por isso que perdemos. O fator felicidade existe e não esteve ao nosso lado hoje. Tivemos um gol bem anulado. Criamos oportunidades claras, inclusive, 16 arremates contra seis. Nos cruzamentos poderíamos ter sido mais precisos. Eles se defenderam bem, com linha de cinco em determinados momentos. O goleiro fez boas defesas”, analisou Abel.

Segue força total?

Adepto da “força total” em todos os jogos, Abel Ferreira analisou a sequência do Palmeiras. Classificado na Libertadores e na Copa do Brasil, o técnico tem que administrar o elenco em três frentes diferentes para o segundo semestre de 2023.

Não muda (o planejamento). Nós vamos manter nosso processo e nossos planos. Não é em função das derrotas que mudamos o que pensamos. Não mudamos por causa da vantagem de oito pontos aberta, uma vantagem muito grande. Eles tem só esse campeonato para se preocupar, é uma vantagem sim. Só isso. Nós vamos lutar até o final, temos aspirações na competição, queremos defender nosso título. Vamos procurar fazer isso até o fim”, disse Abel em pergunta feita pela reportagem da Itatiaia.

Abel Ferreira usou também dos dados e estatísticas do futebol para analisar o confronto. O termo xG, de “expected goals”, na tradução simples, gols esperados, analisa as finalizações que um time dá, a distância para o gol, quão marcado o finalizados está, para somar um quoeficiente final de quantos gols uma equipe deveria ter feito na partida.

“Hoje tivemos um “expected” gols de 2.80 e nosso adversário 0.80. Precisamos manter o foco. Em casa empurramos o adversário. Precisamos ser eficazes e hoje não fomos. Não vamos ganhar sempre, mas temos que buscar fazer o melhor que podemos”, finalizou o treinador.

O Palmeiras tem desafio similar ao desse final de semana, mas valendo a liderança do Grupo C da Libertadores, contra o Bolívar, no Allianz Parque. A partida está marcada para esta quinta-feira (29), às 21h (de Brasília).

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.