O Palmeiras se sagrou tetracampeão da Copa do Brasil Sub-17, neste domingo (18), contra o Athletico, após vitória por 4 a 1 na Arena Barueri, em São Paulo. Com o título, o torcedor direcionou os olhares aos jovens craques do Verdão que podem aparecer entre os relacionados por Abel Ferreira. A reportagem da Itatiaia traz destaques da campanha e números do título palestrino.
Com 44 gols feitos e apenas três sofridos em oito partidas (veja campanha completa abaixo), as Crias da Academia venceram sete vezes e empataram apenas uma despachando Aefa-MS, Azuriz-PR, Sampaio Corrêa-MA, Vasco e Athletico no caminho do quarto título da competição.
O artilheiro do Verdão foi Luighi, que marcou nove vezes no torneio. O atleta, inclusive, tornou-se o jogador a balançar mais vezes as redes em uma edição da Copa do Brasil Sub-17 pelo Palmeiras, deixando os atacantes João Pedro (2019) e Endrick (2022) para trás. O camisa 9 é visto como centroavante de grande projeção no futebol, já observado por Abel Ferreira.
Da linha de frente, a “brincadeira” no Palmeiras é sobre as propostas que já chegaram e especulações trabalhadas na geração Sub-17. Endrick, já no profissional e vendido ao Real Madrid, soma-se à “Geração de 1 bilhão” em nomes como Luighi, Marcio Vitor, Rafael Coutinho, Vitor Reis, Fellipe Jack e Estevão, o Messinho, em possíveis vendas do Verdão.
Estevão, inclusive, é o próximo grande expoente que já chama atenção de clubes europeus como o PSG, que sinalizou no final de 2022 com proposta de mais de R$ 200 milhões pelo atleta. Mantido no Verdão, o “Messinho”, ex-Cruzeiro, recebe chances com Abel Ferreira nos treinos e deve ser lançado ao profissional na transição entre 2023 e 2024. Luis Guilherme é outro que tem idade para o Sub-17 mas já figura até entre os titulares do Alviverde nesta temporada.
O goleiro Cesar, o zagueiro Fellipe Jack e o volante Figueiredo são aqueles também com passagem por Seleção Brasileira de base, campeões sul-americanos sub-17.
Campanha do Verdão na Copa do Brasil Sub-17:
Primeira fase
08/03: Palmeiras 11 x 0 Aefa-MS – Academia de Futebol 2
Gols: Rafael Coutinho (duas vezes), Luighi (duas vezes), Benedetti (duas vezes), Jhonatan, Hugo, Luis Arthur (duas vezes) e Kaio
Oitavas
27/04: Azuriz-PR 0 x 2 Palmeiras – Os Pioneiros
Gols: Luighi e Marcio Vitor
03/05: Palmeiras 5 x 0 Azuriz-PR – Arena Barueri
Gols: Marcio Vitor, Rafael Coutinho, Fellipe Jack (duas vezes) e Kidani
Quartas
09/05: Sampaio Corrêa-MA 0 x 12 Palmeiras – Castelão
Gols: Uberaba, Luighi (três vezes), Luis Arthur, Rafael Coutinho (duas vezes), Ronald, Erick Belé (três vezes) e contra
16/05: Palmeiras 4 x 0 Sampaio Corrêa – Arena Barueri
Gols: Gabriel Cruz, Kaio, Luiz Yano e Erick Belé
Semifinal
30/05: Vasco 1 x 1 Palmeiras – São Januário
Gol: Estêvão
07/06: Palmeiras 5 x 1 Vasco – Arena Barueri
Gol: Estêvão, Luighi (duas vezes), Kauã Moraes e contra
Final
18/06: Palmeiras 4 x 1 Athletico-PR – Arena Barueri
Gols: Luighi, Estêvão, Erick Belé e contra