Uma vitória sobre o Bolívar-BOL na última rodada da fase de grupos da Libertadores, no dia 29 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo, não deverá valer ao Palmeiras apenas a primeira colocação do Grupo C, mas também a chance de conquistar a liderança geral da competição.
Se confirmado, será a quinta vez nas últimas seis edições que o Palmeiras terminará como o melhor da fase de grupos. Isso dá a vantagem de decidir os confrontos eliminatórios sempre em casa, até as semifinais. A final, como nos últimos anos, será em jogo único, em 4 de novembro, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Com 12 pontos, o Palmeiras está empatado com o Bolívar no Grupo C, mas perde no saldo de gols (8 a 6). Se ganhar o confronto direto decisivo vai a 15 pontos, fecha em primeiro da chave e briga para ter a melhor campanha geral.
Hoje, Racing-ARG e Atlético Nacional-COL têm 10 pontos, e 4 partidas realizadas. Podem, portanto, somar 16 pontos ao fim dos grupos. Só que nesta quinta-feira (8) à noite entrarão em campo para jogos difíceis contra os vice-líderes das chaves: os argentinos visitam o Flamengo, a partir das 21h (de Brasília), e os colombianos atuam no Paraguai contra o Olímpia, também às 21h.
Se ao menos empatarem, deixam o Palmeiras a uma vitória na última rodada para ser o único a somar os 15 pontos e ter a liderança geral da fase de grupos da Libertadores-2023.
Vantagem no mata-mata virou rotina
O Atlético, em 2021, quebrou essa sequência palmeirense de terminar com a melhor campanha geral ao final da fase de grupos da Libertadores. Mas entre 2018 e 2020, e 2022, com diferentes treinadores, e até um elenco com rostos que hoje não estão mais no clube, o Palmeiras terminou com maior pontuação do que os outros 31 rivais:
2018 - 16 pontos - Luiz Felipe Scolari de técnico e Moisés de camisa 10
2019 - 15 pontos - Luiz Felipe Scolari de técnico e Borja de centroavante
2020 - 16 pontos - Vanderlei Luxemburgo de técnico (Abel Ferreira assumiu nas oitavas)
2022 - 18 pontos - Abel Ferreira de técnico e Gustavo Scarpa destaque
2023 - ?
Na quarta-feira (7), a virada sobre o Barcelona-EQU, no Allianz Parque, garantiu pelo sétima vez seguida a classificação do Palmeiras para as oitavas de final da Libertadores. Os equatorianos saíram na frente, com 2 a 0 no primeiro tempo, mas o Verdão virou com quatro gols no segundo tempo.
O time foi campeão da competição em 1999, 2020 e 2021.