Participe do canal e receba as notícias do Náutico no WhatsApp

Presidente do Náutico se pronuncia após eliminação e manda recado à torcida

Timbu terminou a primeira fase da Série C na nona posição e perdeu chance de acesso à Série B

Bruno Becker, presidente do Náutico, concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (26)

O presidente do Náutico, Bruno Becker, se pronunciou, nesta segunda-feira (26), sobre a eliminação do clube na Série C do Campeonato Brasileiro. Com apenas 25 pontos conquistados em 19 rodadas, o Timbu acabou a primeira fase da competição na 9ª posição e perdeu a chance de conseguir o acesso à Série B.

Em longa entrevista coletiva, Becker reconheceu que cometeu erros ao longo de 2024, mas destacou que já iniciou um processo de reformulação no clube. Parte dessa mudança envolve as demissões do diretor técnico Betão, do executivo de futebol Léo Franco e do gerente de futebol Rodolpho Moreira, anunciadas nesta segunda.

"[O ano de] 2025 se inicia hoje. Hoje é o início de uma reformulação. Não começa e termina com essa entrevista coletiva. Analisando o que ocorreu, reconhecendo os erros, mas pensando no ‘para frente’. Potencializar os acertos para que consigamos escrever uma história diferente”, destacou o dirigente.

Ele ainda completou: “A reformulação tem que ser feita com muita responsabilidade. O final do campeonato não significa o fim do ciclo de 2024. Temos questões a tratar. Não podemos agir de forma irresponsável e criar um problema. Estamos nessa fase de transição. Meu compromisso é com o Clube Náutico Capibaribe. Tudo que for necessário para aprumar a rota será feito”.

Não há, neste momento, uma definição dos profissionais que assumirão os lugares deixados pelos três, nem se esses cargos continuarão existindo.

“Agora que houve o desligamento, vamos começar a trabalhar nomes, funções, quantidades, com muita calma. Não necessariamente virão nesta semana. Tudo vai ser trabalhado dentro do seu tempo”, pontuou Becker.

Bruno Pivetti fica?

O presidente também comentou sobre a situação de Bruno Pivetti. Contratado pelo Náutico em junho deste ano, o treinador tem a permanência incerta no clube. Becker prometeu que conversará com o profissional nos próximos dias antes de tomar uma decisão.

“Pivetti, na origem, tinha contrato até o final de outubro. Por conta do apreço que temos com o clube, existia uma cláusula de que em caso de não classificação, o contrato teria vigência até 30 de agosto. Pivetti chegou ao Recife agora. Não tive ainda uma conversa com ele. Essa conversa será feita. Assim como a análise da questão de renovação. Faz parte do processo. Uma dessas etapas é uma conversa com o treinador, para ser tomada uma decisão que seja melhor para o Náutico”, explicou.

Contratos dos atletas

Questionado acerca dos contratos dos atletas do elenco, que se encerram, em sua maioria, no fim de outubro deste ano, Becker disse que terá de acionar o “Plano B”.

“Tivemos o cuidado de, no início, nas contratações, fazer os contratos se encerrarem em 31 de outubro. Algumas situações têm a cláusula de rescisão antecipada. Desde o início, trabalha-se com ‘Plano A’ e ‘Plano B’. O Náutico hoje está rigorosamente em dia. Carteira, imagem, bicho, funcionários do administrativo e do CT. Agora é hora de colocar em prática o ‘Plano B’, tratar caso a caso com muita responsabilidade, sempre pensando em 2025", contou.

Leia também

Recado à torcida

Por fim, o presidente do Timbu mandou um recado à torcida. Ele entende que os alvirrubros podem acreditar numa mudança no rumo do clube em 2025, quando o objetivo será novamente o acesso à Série B.

“A torcida está ferida, magoada, chateada. É natural. Não é só com o resultado desse ano. É com o histórico recente. Mas essa mensagem de reconhecer erro, de mudar concretamente peças, de mudar concretamente processos, sem perder o conceito, essa demonstração já sinaliza e entrega para o torcedor que ele pode exigir algo diferente. Exija, critique, porque conseguimos fazer mudanças e um elo entre essas mudanças. O torcedor consegue, hoje, apesar de estar ferido, fazer essa leitura”, disse.

Com a eliminação da Série C, o Náutico ficou sem calendário para o restante de 2024. Em 2025, o clube disputará o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série C do Brasileiro.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.

Ouvindo...