O Náutico vive um drama na Série C do Campeonato Brasileiro. De uma das equipes mais regulares, com presença no G8, grupo de classificação à segunda fase, na maior parte da competição, o Timbu passou a ter o futuro em xeque a duas rodadas para o fim do nacional.
Há quatro rodadas seguidas sem vencer, o Timbu despencou na competição. Da quinta posição, com 22 pontos, e com quatro de vantagem para o nono colocado, o Timbu passou a ser ele próprio a primeira equipe fora do G8, com os mesmos 25 pontos do oitavo, o São Bernardo, mas atrás no saldo de gols (2 a 1).
O fato é que o Timbu viu a probabilidade de classificação cair à metade em três rodadas. Na 15ª, a equipe tinha 66,8% de chances de avançar de fase. Na última, já eram 59,5% e agora são 33,5%. O número projetado pelo Chance de Gol, site especializado em estatísticas, é de 29 pontos para a classificação.
Para chegar lá, o Náutico precisará inevitavelmente voltar a vencer. A equipe alvirrubra volta a jogar no próximo sábado (19), quando irá até Santa Catarina visitar a equipe do Brusque - na última rodada, o adversário será o São Bernardo, nos Aflitos.
O Timbu não vence fora de casa há dois meses, desde que venceu o Pouso Alegre. Depois foram cinco rodadas, com quatro empates e a derrota diante do Paysandu neste domingo, com revés que culminou com a
O desafio de somar pelo menos quatro pontos nas duas últimas rodadas está nas mãos do
O Náutico
Isso porque o Timbu, que tropeçou nos últimos dois jogos em casa, ao empatar sem gols ante Remo e CSA, ocupa a sexta posição, com 25 pontos, três a mais que o Ypiranga-RS, primeiro time fora do G-8.
Com este cenário, de acordo com o Chance de Gol, a probabilidade de o Timbu avançar é 58,4%. Antes do empate diante do CSA, por exemplo, era de de 66,8%. Ou seja, houve uma diminuição.