Participe do canal e receba as notícias do Náutico no WhatsApp

Náutico resiste à pressão e empata com o Botafogo-PB na Série C

Belo foi superior ao Timbu na noite desta segunda-feira (19), no estádio Almeidão, mas não conseguiu voltar a vencer na Série C

Botafogo-PB pressionou o Náutico na maior parte do jogo

De grão em grão, o Náutico segue somando pontos e se consolidando no pelotão de cima da tabela na Série C do Campeoanto Brasileiro. Numa partida em que o Timbu foi inferior ao Botafogo-PB, valeu para a equipe pernambucana o ponto somado como visitante na noite desta segunda-feira (19).

Após o Náutico sair na frente do placar, com Jael, no primeiro tempo, o Belo buscou o empate no início da segunda etapa, com Bismark, e, jogando diante da torcida no estádio Almeidão, em João Pessoa, martelou em busca da virada, que acabou não vindo.

O empate sacramentou o sexto jogo sem derrotas do Timbu na competição, que segue invicto sob o comando do técnico Fernando Marchiori.

Como fica a classificação

O resultado acabou tendo um efeito imediato negativo na classificação para as duas equipes. O Náutico, que entrou na rodada com chances de assumir a liderança, foi a 15 pontos, mas perdeu duas posições e agora é o quinto colocado. O Botafogo-PB agora soma 14 pontos e caiu para a sétima posição. Os dois nordestinos estão no G8, grupo de classificação para a fase seguinte.

Próximos compromissos

O Náutico agora terá dez dias até voltar a campo. O próximo compromisso do Timbu será na quinta-feira (29), às 19h (de Brasília), contra o Amazonas, nos Aflitos. O Belo, por sua vez, jogará um dia antes, na quarta-feira (28), às 22h30 (de Brasília), quando receberá o Paysandu, novamente no Almeidão.

Relato do jogo

Num primeiro tempo de mais imposição do Botafogo-PB, a vantagem acabou sendo do Náutico. Mais eficiente e contando com o poder da bola parada, o Timbu foi para o intervalo vencendo por 1 a 0, mas sem antes sofrer para segurar o poderio do Belo.

Aos 5 minutos, a primeira grande chance: cruzamento de Zé para finalização de Jailson no contrapé de Vágner. Rennan Siqueira salvou em cima da linha. O jogo passou por um período de muitos erros de passe, truncado, até a equipe paraibana voltar a assustar com Netinho, de falta, aos 27, para grande defesa de Vágner.

O Belo assustou ainda aos 29, com Jailson, e aos 32, com Tiago Reis. A equipe da casa era melhor no jogo quando, aos 38, veio a arma mortal do Náutico: a bola parada. Escanteio preciso de Souza na cabeça de Jael, que nem saiu do chão para testar firme e abrir o placar. Ao fim do primeiro tempo, a torcida do Botafogo aplaudiu o empenho da equipe.

O técnico Felipe Surian voltou com duas mudanças no intervalo. Ambas no ataque: saíram Jailson e Tiago Reis para as entradas de Moskito e Bismark. A alteração não demorou para funcionar. Logo aos 7 minutos, Bismark recebeu bola em profundidade, entreou na área e tocou na saída de Vágner para empatar o jogo.

No embalo da torcida, o Belo seguiu martelando a defesa alvirrubra, que esteve bem postada no jogo. O Timbu chegou a adiantar as linhas de marcação para tentar pressionar a saída de bola do Botafogo-PB numa tentativa de sair do sufoco. Apesar da maior posse de bola e de rondar a área alvirrubra, o Náutico soube segurar o ímpeto paraibano para somar um ponto fora de casa.

Botafogo-PB 1 x 1 Náutico

Botafogo-PB

Mota; Ricardo Luz (Lucas Mendes), Lucas Santos, Pedro Carrerete e Zé Mário; Wesley Dias (Marco Antônio), Netinho e Gerson Magrão (Rogerinho); Mateus Anderson, Jailson (Moskito) e Tiago Reis (Bismark). Técnico: Felipe Surian.

Náutico

Vagner; Denilson, Odivan e Rennan Siqueira; Victor Ferraz, Jean Mangabeira, Souza e Diego Matos; Gabriel Santiago (Régis Tosatti), Paul Villero (Thiaguinho) e Jael (Júlio). Técnico: Fernando Marchiori.

Gols

Bismark (7min2T), para o Botafogo-PB; Jael (38min1T), para o Náutico.

Cartões amarelos

Netinho, Zé Mário e Ricardo Luz, para o Botafogo-PB; Souza, Gabriel Santiago e Denilson, para o Náutico.

Motivo: 9ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
Local: Almeidão, em João Pessoa.
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ).
Auxiliares: Gustavo Mota Correia e Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis (ambos do RJ).
Quarto árbitro: Douglas Magno de Melo Pereira (PB).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.

Ouvindo...