FIFA e Global Citizen anunciaram durante o summit Global Citizen NOW em Nova York, a criação do FIFA Global Citizen Education Fund, um fundo que pretende arrecadar US$ 100 milhões para fornecer acesso à educação de qualidade e ao futebol para crianças em todo o mundo. O anúncio foi feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, e pelo CEO da Global Citizen, Hugh Evans.
O fundo irá apoiar organizações dedicadas a melhorar a educação infantil globalmente. A Shift4, empresa líder em tecnologia de pagamentos, será a primeira parceira comercial a apoiar a iniciativa, permitindo doações em sua rede de mais de 200 mil estabelecimentos comerciais.
Como parte do projeto, US$ 1 de cada ingresso vendido para o Mundial de Clubes da FIFA 2025 nos EUA será destinado ao fundo. Além disso, parte da renda de shows e eventos musicais ao redor do mundo - incluindo artistas como The Weeknd - também apoiará a iniciativa.
Os recursos serão distribuídos para programas locais em mais de 200 países, com metade do valor destinado ao programa Futebol nas Escolas (F4S), uma parceria entre FIFA e UNESCO que promove habilidades de vida e aprendizado através do futebol.
“O futebol une o mundo e nos próximos anos usaremos essa união para melhorar a educação de milhões de crianças”, afirmou Gianni Infantino. Hugh Evans complementou: “Estamos investindo em um mundo melhor onde toda criança terá a chance de prosperar”.
A iniciativa reforça a parceria de quatro anos entre FIFA e Global Citizen anunciada em setembro de 2023 durante o Global Citizen Festival em Nova York.