O goleiro Lucas Covolan foi anunciado como reforço do Operário, de Campo Grande, nesta terça-feira (9). O arqueiro de 34 anos retorna ao futebol brasileiro após 11 anos.
Natural de Curitiba, Covolan é da base do Vasco e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. No profissional, ele passou por Athletico-PR e Rio Branco-AC no Brasil. Depois, o goleiro iniciou uma extensa carreira internacional, iniciando no Atlético Rafal, na Espanha, e depois rodando por vários times de ligas inferiores da Inglaterra.
Em 2023, Lucas se juntou ao Maidstone, clube pelo qual fez história. Em janeiro de 2024, o clube que jogava a Sexta Divisão Inglesa passou por cinco mata-matas da Copa da Inglaterra, eliminando o Ipswich Town, que naquela temporada jogava a Premier League.
Covolan foi o herói contra Stevenage, que jogava a Terceira Divisão na época, e diante do Ipswich Town. Na última, inclusive, o goleiro brasileiro fez incríveis 12 defesas, entre elas duas muito difíceis nos minutos finais.
O Maidstone teve 22% de posse de bola e apenas duas finalizações diante do Ipswich Town, que teve 38 chutes. Porém, o time de Covolan venceu por 2 a 1 fora de casa.
A equipe acabou caindo na quinta fase da FA Cup de 2023/24, diante do Coventry City, que, na época, disputava a Segunda Divisão Inglesa.
Depois, o gleiro brasileiro passou por:
- Braintree Town
- Ebbsfleet United
- Worthing
- Wealdstone
Sobre o Operário
Após se tornar SAF recentemente, o Operário é gerido pela família Maluf, por meio da IM Global Sports, que passou a deter 90% das ações do clube.
A gestão do futebol do Operário está sob comando do empresário Eduardo Maluf, que gerencia a carreira de Matheus Pereira, meio-campista do
Mesmo passando por problemas financeiros, o Operário fechou 2025 com a melhor campanha de sua história em grupos de oito times na Série D e um novo título estadual - o 14º na história em Mato Grosso do Sul.