Ouvindo...

Especulado em Barcelona e Newell’s, Messi se aproxima de decisão sobre futuro nos EUA

Astro argentino de 38 anos tem contrato com Inter Miami até dezembro deste ano

Lionel Messi em treino com Inter Miami

O jornal britânico The Athletic publicou uma reportagem expondo a situação atual de Lionel Messi, cujo contrato com o Inter Miami termina no fim do ano. Segundo a publicação, o argentino assinará um novo contrato com o clube da Major League Soccer ( MLS), frustrando quem esperava uma transferência para o Newell’s Old Boys, de sua cidade natal, Rosário, ou um retorno ao Barcelona.

A reportagem do The Athletic destacou que as especulações de que Messi estaria com vontade de disputar uma liga mais competitiva caem por terra quando o assunto é uma possível ida ao Newell’s. Isso porque o clube argentino não conquista um troféu desde 2013 e terminou a última edição do Campeonato Argentino na 25ª posição. Portanto, o time de Rosário não teria um projeto esportivo protagonista para receber o craque.

Além disso, a qualidade da Primeira Divisão Argentina caiu consideravelmente na última década, com os clubes brasileiros se tornando as principais potências da América do Sul, como ficou evidente no Mundial de Clubes. Palmeiras e Fluminense avançaram para as quartas de final, enquanto Boca Juniors e River Plate, os maiores clubes do país, foram eliminados na fase de grupos.

Considerando a Libertadores, principal competição do continente, a última vez que um clube argentino ergueu a taça foi em 2018, com o River Plate. Desde então, um time brasileiro se tornou campeão da América..

Quanto ao Barcelona, Messi segue sem diálogo com Joan Laporta, presidente do clube catalão.

Limitações da MLS

Messi demonstrou irritação com árbitros e adversários da MLS algumas vezes, ou mesmo incômodo com as dificuldades do Inter Miami, que é apenas o sétimo colocado da Conferência Leste do Campeonato Norte-Americano. Mesmo assim, o jogador busca estabelecer ainda mais influência sobre seu atual empregador, em vez de realmente visar uma saída, segundo o The Athletic.

Messi entende que o Inter Miami é um clube jovem (sete anos de existência) e o jogador está comprometido a ajudar no projeto.

Se o astro argentino está frustrado com a falta de progresso na MLS desde que chegou, o bem-estar de sua família pesa na decisão de permanecer. Messi tem sido visto nos jogos de seus filhos Thiago e Ciro na base do Inter Miami. O jogador também parece adaptado na Flórida.

E ainda, existe um projeto de promoção da América do Norte para a Copa do Mundo de 2026 e a inauguração do novo estádio Miami Freedom Park. O jornal britânico apurou que as partes estão alinhadas para uma renovação, embora não esteja claro quando Messi assinará o contrato.

Quanto à Seleção Argentina, Messi está despreocupado, já que o técnico Lionel Scaoni garantiu sua participação pelo tempo que quiser.

Leia também

Messi no Inter Miami

Messi marcou 50 gols em 63 jogos pelo Inter Miami, completando sua meia centena de tentos pelo clube com uma impressionante cobrança de falta contra o Porto no Mundial de Clubes no mês passado.

Além disso, Messi acumula 24 assistências e os títulos de Leagues Cup (2023) e MLS Supporter’s Shield (2024) pelo clube norte-americano.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.