CEO da Footure, Eduardo Dias avaliou, neste domingo (17), a evolução da análise de dados no futebol brasileiro. Ele foi entrevista pelo programa CNN Esportes S/A.
“Quando a gente chegou dentro dos clubes, a gente teve um choque de realidade, porque os clubes não tinham nada. E eu estou falando de gigantes do Brasil. Não tinham nada no sentido de organização, de processos, de base de dados”, afirmou o gestor.
Fundada em 2017, a Footure nasceu como projeto de podcasts e cursos voltados a fãs e profissionais interessados em estatísticas e análise tática.
Dias ponderou que, à época, a maioria das equipes não tinham processos para análise de dados.
“Naquela época, ainda se pensava muito em análise tática simplesmente, mas hoje já vai para uma abordagem de tecnologia”, revelou o CEO.
Dentro desse cenário, a Footure se consolidou na formação de profissionais e consultoria aos clubes.
A empresa passou a estruturar departamentos de scouting e lançou o FootLink, sistema que organiza informações de atletas e facilita decisões estratégicas.
CNN Esportes S/A
Apresentado por João Vitor Xavier, o CNN Esportes S/A aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.