Cria da Copa Itatiaia, o atacante Clayton está próximo de trocar de clube na Europa. O jogador, que atualmente defende o Rio Ave-POR, tem negociação encaminhada com o Olympiacos-GRE. A equipe grega, atual campeã da Conference League, é líder do Campeonato Grego e disputa a Liga Europa.
Clayton de 27 anos, tem 10 gols e cinco assistências em 19 jogos nesta temporada. Ele defende o clube desde 2024. Na última temporada, foram 18 gols e duas assistências em 37 partidas.
O brasileiro é esperado na Grécia neste domingo (1) para finalizar os trâmites da contratação e assinar o contrato. Os dois clubes pertencem ao empresário grego Evangelis Marinakis.
O Olympiacos conta com quatro brasileiros no elenco: o lateral Rodinei, o zagueiro Gustavo Mancha, e os pontas André Luiz e Gabriel Strefezza.
Atacante já marcou contra gigantes do Brasil
No futebol brasileiro, os principais momentos de Clayton Silva se deram no Vila Nova. Pelo clube goiano, o atacante disputou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2021 e marcou sete gols. Dentre as “vítimas” do jogador naquele ano, estão três gigantes do país: Cruzeiro, Botafogo e o Vasco.
Já em 2022, antes da transferência para Portugal, Clayton foi emprestado ao Coritiba e disputou nove partidas da Série A. O jogador foi titular contra Atlético e Fluminense, por exemplo, além de ter entrado em partida do Coxa contra o América. Em 2024, atuou pelo Vasco em oito partidas.
Quem é Clayton Silva?
A trajetória profissional de Clayton Silva começou em 2019, no Lajeadense-RJ. Ele chegou ao clube carioca ainda no time Sub-20, mas antes disso, disputou duas edições da Copa Itatiaia KTO: em 2017 pelo Verona, de BH; e em 2018 pelo Frigoarnaldo, de Contagem, clube pelo qual marcou um gol.
Por conta do desempenho na competição, ele conseguiu uma oportunidade no Lajeadense, antes de passar por clubes como Juventude, Vila Nova-GO, Coritiba e Vasco. Antes do Rio Ave, defendeu o Casa Pia, também de Portugal.