Ouvindo...

Relembre a carreira de Sir Bobby Charlton, ídolo inglês morto aos 86 anos

Falecimento de Bobby Charlton foi comunicado na manhã deste sábado (21)

Sir Bobby era um dos maiores ídolos da história do Manchester United

O futebol inglês perdeu um ídolo na manhã deste sábado (21). Sir Bobby Charlton, ex-jogador do Manchester United e da Inglaterra, morreu aos 86 anos. Sir Bobby sofria com quadro de demência desde 2020. A morte foi informada, em nota, pela família do ex-atleta.

Bobby Charlton é cria das categorias de base do Manchester United e chegou ao time profissional em 1954, conquistando o título do Campeonato Inglês em sua segunda temporada pelo clube. Foram 758 jogos e 249 gols marcados. Uma das arquibancadas do Old Trafford, estádio do Manchester United, é nomeada em homenagem ao ex-jogador.

Ficou no Manchester United de 1954 até 1973. Neste período, foi tetracampeão do Campeonato Inglês. Conquistou também quatro títulos da Supercopa da Inglaterra, um da Copa da Inglaterra, e uma Liga dos Campeões, na temporada 1967/68.

Em 1958, esteve presente em uma das maiores tragédias do esporte. O avião fretado pelo Manchester United caiu e culminou com a morte de oito jogadores da equipe principal. Bobby ficou gravemente ferido, mas demorou apenas três meses para se recuperar e voltar a campo. Jogou ainda por Preston North End e Waterford United, aposentando-se em 1975.

Teve sucesso também na Seleção Inglesa. Foi convocado pela primeira vez em 1958, na vitória por 4 a 0 sobre a Escócia no Campeonato Britânico de Nações. Seus primeiros gols foram no jogo seguinte, no triunfo sobre Portugal por 2 a 1, no emblemático estádio Wembley.

Esteve presente na Copa do Mundo de 1958, mas acabou não atuando. Disputou também os Mundiais de 1962 e de 1966, quando liderou a Inglaterra ao seu único título até hoje, e de 1970.

Com agências

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.