Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Inter no WhatsApp

Inter vence o Vasco em São Januário, e deixa rival em situação difícil no Brasileiro

Colorado aproveita nervosismo da equipe carioca e, com tranquilidade, derrota rival por 2 a 1, subindo na classificação

Valencia marcou o segundo gol da vitória colorada em cima do Vasco

O Internacional venceu o Vasco, por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (26), em São Januário, e respirou de vez na Série A do Campeonato Brasileiro. Com gols de Maurício e Valencia, um em cada tempo, o Colorado chegou aos 38 pontos e encerrou a rodada longe do Z4. Alex Teixeira descontou.

O Vasco, por sua vez, perdeu a oportunidade de deixar a zona de rebaixamento e estacionou nos 30 pontos. Na próxima rodada, o Cruz-Maltino tem duelo decisivo com o Goiás, na Serrinha, no domingo (29), às 16h (de Brasília). O Colorado recebe o Coritiba, no mesmo dia, às 18h30 (de Brasília), no Beira-Rio.

A vitória em São Januário é a primeira do Colorado como visitante desde a chegada de Eduardo Coudet, no final de julho.

Inter soberano na primeira etapa

Nos primeiros minutos de jogo, empurrado pela torcida, o Vasco tentou sufocar o Inter e chegou a criar uma chance em chute cruzado de Vegetti, que parou nas mãos de Rochet. Mais tranquilo, o Inter começou a gostar da partida e a dominar o Cruz-Maltino.

Tanto que logo em seguida Alan Patrick aproveitou bobeada de Paulinho e deu um passe açucarado para Maurício marcar para o Colorado. Valencia chegou a ampliar, mas o gol anulado por posição irregular.

Impaciência da torcida reflete em campo

Acostumado em transformar São Januário em um verdadeiro caldeirão, a impaciência da torcida também se reflete em campo. O que se viu após o gol de Maurício foi o Vasco nervoso e errando lances bobos na primeira etapa.

Com amplo domínio, o Internacional chegou próximo do segundo gol, para o desespero dos vascaínos, que viram Léo Jardim salvar. A partida foi para a etapa final com 1 a 0 para o Colorado. O resultado ficou barato para o Vasco.

Mesmo roteiro em tempos diferentes

O filme se repetiu nos primeiros 15 minutos da segunda etapa. Necessitando da vitória, o Vasco pressionou o Inter e, por pouco, não chegou ao empate com boa intervenção de Rochet.

E na primeira escapada do Colorado, Valencia invadiu a área, após bobeada da defesa vascaína, e ampliou para o Internacional, para desespero da torcida que lotou mais uma vez São Januário.

Vaias para Léo

Após vacilar no segundo do Inter, Léo se tornou alvo da torcida do Vasco. Toda vez que o camisa 3 - um dos líderes do time - pegava na bola, a torcida vaiava. Visivelmente abalado, o jogador começou a errar em lances fáceis e saiu de campo como um dos vilões da partida. No final, um misto de aplausos com vaias da torcida.

Reação tardia

Ramón Díaz mexeu no time após sofrer o segundo gol, e suas mudanças melhoraram um pouco o Vasco. Mas era tarde demais. Em uma jogada de Erick Marcus, Alex Teixeira de cabeça diminui para o Cruz-Maltino.

O gol inflamou a torcida, a equipe da casa rondou a área do Colorado, mas a reação sendo tardia demais. Entretanto, o Vasco mostrou que pode correr atrás e melhorar seus resultados na luta contra o rebaixamento.

No final da partida, já amarelados, Erick Marcus e Paulinho levaram o segundo amarelo e acabaram expulsos já nos acréscimos.

Inter embala

Antes próximo da zona de rebaixamento, o Inter deu uma grande resposta no Brasileiro. O Colorado atropelou o Santos, por 7 a 1, e chegou com a moral elevada para enfrentar o desesperado Vasco. A equipe gaúcha mostrou que tem condições de sonhar um pouco mais alto no torneio.

Porém, os pontos deixados lá atrás por focar na Copa Libertadores, quando foi eliminado na semifinal para o Fluminense, podem cobrar um preço alto ao final do Brasileirão.

Vasco 1 x 2 Internacional

Vasco

Léo Jardim, Paulo Henrique (Puma Rodríguez, 31min 2ºT), Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Alex Teixeira, 24min 2ºT), Praxedes (Jair, 25min 2ºT), Paulinho e Payet (Erick Marcus, 32min 2ºT); Gabriel Pec e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

Internacional

Rochet; Bustos (Nico Hernandez, 40min 2ºT), Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Maurício (Igor Gomes, 16min 2ºT), Aránguiz (Bruno Henrique, 30min, 2ºT) e Wanderson; Alan Patrick (De Pena, 30min 2ºT) e Valencia (Pedro Henrique, 40min 2ºT). Técnico: Eduardo Coudet. Técnico: Eduardo Coudet.

Gols
Mauricio, do Inter (19min, 1ºT); Valencia, do Inter (13min, 2ºT); Alex Teixeira, do Vasco (38min, 2ºT)

Cartões amarelos

Zé Gabriel, do Vasco (35min, 1ºT); Paulinho, do Vasco (02min, 2ºT); Wanderson, do Inter (06min, 2ºT); Rochet, do Inter (12min, 2ºT); Erick Marcus, do Vasco (42min, 2ºT); Paulinho, do Vasco (45min 2ºT - expulso); Erick Marcus, do Vasco (49min, 2ºT - expulso)

Motivo: Jogo válido pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 26 de outubro de 2023 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.