Ouvindo...

Times

Grêmio anuncia retorno ao CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre

Após 40 dias treinando fora do RS, Tricolor passará a comandar suas atividades na capital gaúcha novamente

Depois de mais de 40 dias treinando e jogando de forma itinerante, o Grêmio anunciou, nesta segunda-feira (24), o seu retorno definitivo aos treinamentos no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, marcado para a próxima quinta-feira (27).

Também nesta segunda (24), a CBF confirmou o retorno do Tricolor a jogos como mandante no Rio Grande do Sul. O time gaúcho disputará seus dois próximos jogos como mandante no Campeonato Brasileiro, no estádio Centenário, em Caxias do Sul.

No próximo domingo (30), o Grêmio recebe o Fluminense, pela 13ª rodada da competição, no Centenário, às 16h (de Brasília). Na 14ª rodada, no dia 4 de julho, enfrenta o Palmeiras, também na Serra Gaúcha, às 19h (de Brasília).

O retorno dos treinos a Porto Alegre e jogos ao RS soluciona uma das maiores reclamações do técnico Renato Portaluppi recentemente. O treinador tem argumentado que a distância do grupo de jogadores com suas famílias têm prejudicado o desempenho dentro de campo por fatores psicológicos.

“Quando se ganha, é bom. Quando não ganha, é ruim. Está todo mundo no mesmo barco. 40 dias longe de casa, sempre jogamos fora de casa. É muito difícil o campeonato”, declarou o treinador após a sexta derrota seguida do Tricolor, ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Inter, no último sábado (22).

Veja nota completa do Grêmio sobre o retorno ao CT Luiz Carvalho:

“Depois de mais de 40 dias treinando e jogando de forma itinerante, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense confirmou para quinta-feira, 27, o seu retorno definitivo aos treinamentos no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre.

A possibilidade se dá após um minucioso e intenso trabalho de planejamento e ações que mobilizaram os mais diversos setores do Clube.

A enchente histórica que assolou o Rio Grande do Sul no último mês de maio impactou de forma significativa as estruturas da instituição. O patrimônio do Grêmio foi atingido em sua totalidade com as águas cobrindo a Arena e os centros de treinamentos Luiz Carvalho, Hélio Dourado e Cristal, inviabilizando qualquer tipo de atividade no âmbito esportivo e administrativo.

Ciente da gravidade da situação, a direção gremista, juntamente com órgãos públicos, tratou de buscar soluções imediatas para minimizar os inevitáveis prejuízos físicos e técnicos ao plantel.

Já nos primeiros dias das inundações em Porto Alegre, várias reuniões de planejamento foram realizadas para definir a logística de deslocamento do departamento de Futebol para uma base de trabalhos em Guarulhos e a retirada dos equipamentos do CT Luiz Carvalho. No dia 15 de maio, com o apoio da Força de Segurança e da Polícia Federal, uma força tarefa conseguiu efetuar o resgate dos equipamentos e o transporte via rodoviária para São Paulo.

Com o início dos treinamentos do grupo principal em solo paulista, a direção gremista, em Porto Alegre, voltou suas atenções para a rápida recuperação dos locais sob sua administração.

Após dois dias de reuniões de planejamento, profissionais do Clube conseguiram acessar o Centro de Treinamentos Luiz Carvalho no dia 19 de maio possibilitando o levantamento preliminar dos danos causados pelas cheias. Nesta mesma data, um primeiro grupo de colaboradores iniciou às atividades presenciais no local.

O primeiro passo dentro do minucioso cronograma de recuperação da sede, ocorrido a partir do dia 20/05, foi o restabelecimento dos serviços essenciais na parte alta do prédio como energia elétrica, água, gás e viabilidade do uso do refeitório.

Com o recuo das águas, o Clube iniciou imediatamente a recuperação da parte baixa que engloba gramados e pátio. Foram realizadas as limpezas de equipamentos de treinos, das casamatas e a remoção e restauração do sistema de irrigação. O protocolo durou cinco dias.

A agilidade do processo possibilitou o retorno dos atletas em fase de recuperação para trabalhos intensos na academia, fisioterapia e áreas específicas do CT.

No dia 1º de junho, com o retorno do segundo grupo de colaboradores ao trabalho presencial e o restabelecimento da rede de internet, deu-se início à recuperação específica dos gramados com o plantio da grama de inverno, adubação e cortes.

A partir do dia 10/06, com o recuo das águas também em Eldorado do Sul, o Clube realizou o mesmo protocolo de recuperação do CFT Hélio Dourado possibilitando o retorno dos atletas da base aos treinos e à utilização do Departamento Médico.

As últimas semanas foram para os retoques finais com o nivelamento, o corte definitivo, a marcação das linhas de campo e a limpeza dos banners e placas de publicidade no entorno do gramado. Além disso, uma reunião de revisão dos processos foi realizada pela direção para a confirmação do reinício das atividades do profissional no CT Luiz Carvalho.

Com o retorno dos trabalhos para Porto Alegre, o Tricolor aguarda o quanto antes a liberação de sua casa para poder voltar a mandar seus jogos dentro da Arena e retomar a normalidade e a tranquilidade para performar”.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Leia mais