Ouvindo...

Rafinha anuncia aposentadoria do futebol aos 39 anos

Ex-lateral fez anúncio oficial durante participação no programa ‘Seleção sportv’

Ex-lateral Rafinha hoje faz parte do time de lendas do Bayern de Munique

O lateral-direito Rafinha anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (21), a aposentadoria dos gramados aos 39 anos. O comunicado foi feito durante participação ao vivo no programa Seleção sportv, onde o ex-jogador revelou que encerrará sua trajetória como atleta profissional para assumir integralmente a função como comentarista dos canais Globo.

“Hoje eu anuncio oficialmente o fim da minha carreira como jogador de futebol profissional. Um momento muito especial na minha vida”, declarou, emocionado.

Sem clube desde março deste ano, quando rescindiu contrato com o Coritiba, que o revelou para o futebol, Rafinha colocou ponto final em uma carreira marcada por títulos expressivos no Brasil, na Europa e pela Seleção Brasileira.

Após a saída do Coxa, ele já vinha participando de transmissões esportivas, incluindo jogos da Champions League e do Mundial de Clubes, e agora seguirá de forma definitiva nos estúdios.

Trajetória vitoriosa no Brasil e na Europa

Natural de Londrina, no Paraná, Rafinha iniciou a carreira no Coritiba e, ainda jovem, se transferiu para o futebol europeu. O jogador defendeu o Schalke 04 por cinco temporadas e teve passagem pelo Genoa antes de construir uma história vitoriosa no Bayern de Munique.

No clube alemão, entre 2011 e 2019, o lateral conquistou sete títulos da Bundesliga, quatro da Copa da Alemanha, quatro da Supercopa da Alemanha, um da Supercopa da UEFA, um da Liga dos Campeões (2012/13) e um do Mundial de Clubes (2013).

De volta ao Brasil, Rafinha teve papel importante no Flamengo campeão da Libertadores de 2019 e do Campeonato Brasileiro em 2019 e 2020. No Rubro-Negro, também venceu o Carioca, a Recopa e a Supercopa do Brasil em 2020.

Em passagem posterior pelo Grêmio, o lateral levantou o troféu Campeonato Gaúcho de 2021. Já no São Paulo venceu a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa do Brasil de 2024. Em sua despedida dos gramados, Rafinha ressaltou que sai realizado da profissão.

“Realizei todos os meus sonhos no futebol. Claro que a vida continua, mas não vou mais entrar em estádio, levar essa vida que sempre levei, que vivi dentro do vestiário. Tudo tem um começo e um fim”, disse.

Último capítulo com o Coritiba

Rafinha retornou ao Coritiba no fim de 2024 com contrato até o fim de 2025, mas a passagem foi interrompida após 85 dias. O clube e o jogador chegaram a um acordo para rescisão do vínculo depois que o lateral participou, sem autorização, de um evento festivo do Bayern de Munique.

A decisão de parar, segundo o próprio ex-atleta, não foi fácil. Apesar do tom emocionado, Rafinha afirmou deixar os campos sem arrependimentos e pronto para novos desafios na comunicação esportiva.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports