Presidente da CBF se posiciona sobre 'Série E' no futebol brasileiro e manda recado
Samir Xaud abriu o jogo sobre planejamento para a criação de uma nova divisão nacional e defendeu estaduais como base do futebol brasileiro

Em entrevista ao videocast 'Toca e Passa', de O Globo, publicada nesta terça-feira (19), o presidente da CBF, Samir Xaud, abordou as discussões sobre uma possível criação da Série E do Campeonato Brasileiro. O dirigente foi categórico ao afirmar que não há planos imediatos para implementar a nova divisão, apesar dos debates que circulam nos bastidores.
“Na verdade, em nenhuma fala minha eu falei sobre Série E. Vou fazer um parêntese que Série C e Série D são pagas integralmente pela CBF. Então, particularmente, eu não estou pensando em Série E no momento. Pode ser que futuramente a gente tenha que pensar, mas o que nós estamos pensando realmente é na questão da reformulação”, disse Xaud.
Segundo o presidente, o foco da entidade está em ampliar vagas e ajustar o formato das divisões existentes, de forma a tornar o sistema mais sustentável e atrativo para clubes e federações.
“Vai acontecer uma questão de ampliação de vagas, etc. Os clubes vão ficar satisfeitos, sim. Acho que as federações vão ficar satisfeitas com o modelo que a gente está pensando e trabalhando em cima disso”, completou.
Defensor dos estaduais
Xaud também fez questão de defender os campeonatos estaduais, frequentemente alvo de críticas e sugestões de extinção no calendário. Para ele, as competições locais cumprem papel essencial no desenvolvimento da base e na sobrevivência do chamado “futebol raiz”.
“A ideia é nunca desvalorizar o futebol brasileiro. Eu sou um defensor dos estaduais. Os estaduais, principalmente, Série C e Série D, de séries menores, é o que fomenta o futebol. Eu vejo alguns comentários: ‘Tem que acabar com o estadual’. Se acabar com o estadual, acaba com o futebol de base", iniciou.
"O que nós queremos não é acabar, mas é organizar, deixar um campeonato mais sustentável, mais limpo, onde você tem um produto melhor até para comercializar. A ideia nossa não é acabar, é fortalecer todos os estaduais”, completou.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta de games.
Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.




