Itatiaia

Com foco em decisão, Atlético visita Flamengo, que busca retomar liderança do Brasileirão

Leonardo Jardim e Eduardo Domínguez farão duelo à beira do gramado do Maracanã; Rubro-Negro pode reassumir liderança da competição nacional nesta segunda-feira (26)

Por e 
Leonardo Jardim e Eduardo Domínguez vão duelar nesta segunda-feira (26)
Leonardo Jardim e Eduardo Domínguez vão duelar nesta segunda-feira (26) • Gilvan de Souza / Flamengo e Pedro Souza / Atlético

Flamengo e Atlético se enfrentam nesta segunda-feira (26), às 20 horas, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo será no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), e as equipes estão em disputas diferentes na tabela. Mais do que isso: na temporada.

O Rubro-Negro, recém-eliminado da Copa Libertadores e já fora da Copa do Brasil, busca retomar a liderança do Brasileirão. O Flamengo foi ultrapassado pelo Palmeiras no último sábado (24) e tem dois pntos a menos que o rival.

Já o Galo passou por um susto na última quarta-feira (21), mas avançou à final da Copa Sul-Americana. Na Copa do Brasil, o adversário na semifinal será o Grêmio. Enquanto essas disputas não se aproximam, o time tenta subir na tabela do principal torneio do país. Se vencer, o Alvinegro vai chegar aos 53 pontos e assumir a quinta posição.

Como chega o Flamengo

A equipe de Leonardo Jardim teve Arrascaeta e Ayrton Lucas de volta na última partida, pela Libertadores, e o uruguaio deve ganhar mais minutos nesta segunda-feira. Criticado pela pouca criação diante do Estudiantes com um jogador a menos durante praticamente todo o segundo tempo, o treinador pode fazer mais alterações, mas a espinha dorsal deve ser mantida.

O time não tem suspensos para o duelo contra o Atlético. Desta forma, terá força máxima no confronto em busca de retomar a liderança.

A maior dúvida é em relação às laterais do Flamengo. Varela e Ayrton Lucas podem ganhar as vagas de Emerson Royal e Alex Sandro.

No ataque, Jardim também pode fazer alterações. Pedro, que não vive grande fase, pode ser substituído por Bruno Henrique. Lucas Paquetá também pode deixar a equipe para a entrada de Plata.

Como chega o Atlético

O time alvinegro terá uma importante sequência nos próximos dias. A tendência é que, contra o Flamengo, o Galo use titulares. Já contra o Cruzeiro, na quinta-feira (29), Barba deve optar por uma equipe alternativa, já que no domingo (1°), o Atlético jogará a ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Sem Cuello, Barba pode optar por uma equipe mais defensiva contra o Flamengo. A briga pela vaga ficaria entre o lateral-direito Natanael e o zagueiro Vitor Hugo. Se o lateral for escalado, o Galo teria um meio-campo mais povoado com o deslocamento de Alan Franco.

Outra opção para Barba Domínguez é a manutenção do esquema. Desta forma, o treinador poderia utilizar Minda ou Preciado pelo lado direito no lugar de Cuello. Igor Gomes e Gustavo Scarpa seriam outras opções.

Flamengo x Atlético

Provável escalação do Flamengo

Rossi, Varela (Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Alex Sandro); Pulgar, Jorginho e Carrascal; Plata (Paquetá), Samuel Lino e Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Leonardo Jardim.

Provável escalação do Atlético

Gabriel Delfim; Natanael (Vitor Hugo), Vitão, Lyanco e Lodi; Castaño, Maycon, Franco e Victor Hugo; Bernard e Reinier. Técnico: Barba Domínguez.

  • Motivo: 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Data e hora: 26 de outubro (segunda-feira) de 2026, às 20h (de Brasília)
  • Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE-Fifa)
  • Assistentes: Maíra Mastella Moreira (RS-Fifa) e Michael Stanislau (RS)
  • Árbitro de vídeo: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
  • Transmissão: Sportv e Premiere

Por

Correspondente digital da Itatiaia no Rio de Janeiro. Formado na PUC Rio, já cobriu clubes e negócios do esporte, além de ter experiência como assessor de imprensa e editor de texto. Se o esporte move paixões, ele pode mudar vidas.

Por

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte