'Galeitura' faz sucesso e incentiva criação da ‘Fiel Leitura’ por torcedores do Corinthians
Inspirados no ‘movimento’ encabeçado por Gustavo Scarpa, torcida de outros clubes buscam criar clubes de leitura coletiva

O movimento da ‘Galeitura’, criado pela torcida do Atlético, fez sucesso e incentivou a criação de clubes de leitura em outros clubes do Brasil. Em São Paulo, torcedores do Corinthians criaram a ‘Fiel Leitura’. A iniciativa foi criada nesta segunda-feira (21).
No ‘manifesto’ publicado no X (antigo Twitter), a página oficial da Fiel Leitura critica a união dos clubes para se contrapor ao fim das bets e reflete sobre a influência dos clubes na vida dos torcedores.
“Recentemente, vimos os grandes clubes de São Paulo se juntarem contra o fim das casas de apostas... muitos levantaram o ponto de que nunca vimos tal comoção para debates sociais, por exemplo. O futebol ocupa um grande lugar no coração e nas identidades daqueles que o consomem: as pessoas não torcem para um time "porque sim",', torcem porque se identificam com a bandeira que aquela instituição/torcida defende.
Sem contar o fato dos jogadores influenciarem diretamente naquilo que seus torcedores tomam como certo ou errado.
Nesse sentido, a iniciativa da Galeitura foi imensamente fantástica e um exemplo claro da influência dos jogadores e times nas nossas vidas. Esperamos mesmo que mais torcedores possam se inspirar, assim como nós, mesmo que não tenham um Scarpa em seus times ou algum jogador que promova esse hábito”, publicou.
Até a publicação desta matéria, a página Fielleitura contava com 1926 seguidores no X.
Como surgiu a Galeitura
A Galeitura nasceu incentivada por Gustavo Scarpa. O meia do Atlético, apaixonado por literatura, começou a publicar resenhas de livros que ele lê nas redes sociais.
Inspirados pelas indicações literárias do meio-campista, torcedores do Atlético criaram o “Galeitura”, um clube do livro.
A obra escolhida para inaugurar o projeto foi “A Morte de Ivan Ilitch”, título que ganhou destaque após a análise publicada pelo jogador.
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.



