Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Palmeiras homenageia ídolo do esporte, falecido nesta quinta-feira (25)

Biriba foi um dos maiores mesatenistas da história do Brasil, na década de 60

Biriba foi a primeira referência do tênis de mesa do Brasil

O Palmeiras prestou homenagem a Ubiraci Rodrigues Costa, o Biriba, ídolo do tênis de mesa do Brasil, falecido nesta quinta-feira (25), em São Paulo. O clube destacou o fato do atleta ter sido revelado nas categorias de base do clube paulista. Ele morreu aos 80 anos.

Com o talento de Biriba como ‘fundador’, o Alviverde teve sucesso na modalidade com Hugo Oyama. Atleta do Palmeiras, ele disputou seis Olimpíadas e sete Jogos Pan-Americanos.

“Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento, aos 80 anos, de Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, lenda do tênis de mesa brasileiro.

Revelado pelo Palmeiras, Biriba era torcedor e associado do clube alviverde. Desejamos força aos familiares neste momento de tristeza e saudade”, publicou o Palmeiras.

Biriba

Biriba, lenda do tênis de mesa brasileiro

Aos 15 anos, Biriba colocou o seu nome na história do tênis de mesa mundial, ao vencer o chinês Rong Guotan - à época atual campeão do mundo - no Campeonato Mundial.

A vitória na China transformou Biriba em uma celebridade no país. Ele passou a ser destaque em jornais famosos na época e recebeu até um telegrama do então presidente Jânio Quadros por conta de seu feito inesquecível.

Na época, a popularidade do mesa-tenista foi comparada à de Pelé e de Maria Esther Bueno, outras lendas do esporte brasileiro, ao lado de quem, ainda criança, dividiu capa de revista.

Ele abandonou o esporte aos 21 anos. Por falta de apoio, decidiu seguir o caminho dos estudos, formando-se em Economia e Contabilidade. Por isso, o tênis de mesa se transformou em hobby.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.