O
Com o talento de Biriba como ‘fundador’, o Alviverde teve sucesso na modalidade com Hugo Oyama. Atleta do Palmeiras, ele disputou seis Olimpíadas e sete Jogos Pan-Americanos.
“Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento, aos 80 anos, de Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, lenda do tênis de mesa brasileiro.
Revelado pelo Palmeiras, Biriba era torcedor e associado do clube alviverde. Desejamos força aos familiares neste momento de tristeza e saudade”, publicou o Palmeiras.
Biriba
Biriba, lenda do tênis de mesa brasileiro
Aos 15 anos, Biriba colocou o seu nome na história do tênis de mesa mundial, ao vencer o chinês Rong Guotan - à época atual campeão do mundo - no Campeonato Mundial.
A vitória na China transformou Biriba em uma celebridade no país. Ele passou a ser destaque em jornais famosos na época e recebeu até um telegrama do então presidente Jânio Quadros por conta de seu feito inesquecível.
Na época, a popularidade do mesa-tenista foi comparada à de Pelé e de Maria Esther Bueno, outras lendas do esporte brasileiro, ao lado de quem, ainda criança, dividiu capa de revista.
Ele abandonou o esporte aos 21 anos. Por falta de apoio, decidiu seguir o caminho dos estudos, formando-se em Economia e Contabilidade. Por isso, o tênis de mesa se transformou em hobby.