Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Corinthians: Stabile é pressionado após aparição de Andrés em reunião com a Caixa

Torcedores organizados e conselheiros questionaram a participação do ex-presidente nas tratativas com o banco

Osmar Stabile, presidente do Corinthians

Torcedores, conselheiros e dirigentes do Corinthians manifestaram repúdio à participação de Andrés Sanchez em uma reunião do clube com a Caixa Econômica Federal para tratar do financiamento da Neo Química Arena. O presidente Osmar Stabile passou a ser alvo de críticas internas e externas após o episódio.

A Itatiaia apurou que aliados políticos de Stabile no Parque São Jorge questionaram não apenas a presença de Andrés, mas também a falta de diálogo do mandatário sobre o assunto. Segundo fontes, a participação do ex-presidente, idealizador da Arena, não foi comunicada previamente.

Em entrevista ao ge.com, Osmar afirmou que não sabia da presença de Andrés no encontro.

“Foi assim: quando (o presidente do Conselho do Corinthians, Romeu Tuma Jr.) falou em não se pagar mais o financiamento, o presidente da Caixa disse que poderia conversar conosco em uma entrevista. Ele deu essa abertura. Sabendo disso, eu liguei para ele. Aí ele falou que era melhor fazer uma reunião com o pessoal da Caixa em São Paulo. Eu marquei e fui. Quando cheguei, o Andrés já estava lá com o pessoal. Provavelmente alguém o chamou, não fui eu”, explicou.

“O Andrés falou que foi lá para apresentar as pessoas, ficou um tempo e saiu para fumar. Falei com ele por cinco minutos. Foi uma reunião rápida, por 15 ou 20 minutos, e o Andrés só esteve no início”, completou.

A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do clube, também repudiou a participação de Andrés. A torcida relembrou que Stabile havia prometido que integrantes da Renovação & Transparência — grupo político que comandou o Corinthians por quase duas décadas — não participariam de decisões em sua gestão.

"É inaceitável que, diante de todo o cenário financeiro e administrativo deixado pelas gestões ligadas ao grupo do citado ex-presidente — assim como por ele ser alvo de investigação por desvio de valores do clube, por meio da utilização de cartão de crédito corporativo — participe de reuniões importantes e decisivas para o futuro do SCCP”, escreveu a organizada em nota oficial.

Lideranças da Gaviões foram ao Parque São Jorge na última quarta-feira (24) para tratar do tema com Stabile. Como o presidente estava em Manaus por compromissos empresariais, os torcedores se reuniram com Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo.

A Itatiaia apurou que a conversa durou cerca de 20 minutos, em tom amistoso. Além da polêmica em torno da participação de Andrés, também foram discutidos o andamento das apurações internas do órgão fiscalizador contra antigas gestões. Uma nova reunião entre a organizada e Stabile foi marcada para esta quinta-feira (25).

Leia também

O encontro da diretoria corintiana com a Caixa teve como objetivo negociar a redução da taxa de juros do financiamento. Hoje, o contrato é baseado na Selic + 2%, mas a diretoria busca a migração para o modelo atrelado ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), o que poderia gerar uma economia de aproximadamente 9% ao ano.

De acordo com o último balancete divulgado pelo clube, a dívida do Corinthians em relação à Neo Química Arena é de R$ 675,2 milhões.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.