Itatiaia

Zé Lucas, Fabrício Bruno e mais: Artur Jorge explica trocas em Bragantino x Cruzeiro

Técnico celeste tentou mudar o panorama da partida após o intervalo, mas não teve sucesso; Raposa perdeu por 4 a 2 para o Massa Bruta, em jogo da 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, em Bragança Paulista-SP

Por
Assistir vídeo: VEJA NA ÍNTEGRA A ENTREVISTA COLETIVA DE ARTUR JORGE | BRAGANTINO 4 x 2 CRUZEIRO

Com uma atuação desastrosa na fase defensiva, o Cruzeiro foi derrotado por 4 a 2 para o RB Bragantino, nessa segunda-feira (12), no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista-SP, em jogo da 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na entrevista coletiva, Artur Jorge tentou corrigir o time no intervalo para buscar o resultado positivo, mas não teve sucesso.

Titular e capitão, o lateral-direito William deu lugar ao zagueir Fabrício Bruno quando o placar marcava 3 a 0 para o Massa Bruto. Segundo o treinador, a ideia foi ter três homens de marcação com poder de construção para dar liberdade aos alas.

"A intenção de termos o Fabrício (Bruno) e não o Kauã (Moraes) quando trocamos o William foi precisamente de termos três homens de construção. Mesmo na saída do João Marcelo, mantivemos esses três homens de características defensivas, porque ficamos com o Viña de terceiro zagueiro. Foi para podermos ter mais liberdade com o Arroyo do lado direito com o Arroyo a fazer todo corredor e do lado contrário, o Vinã", argumentou o português.

"Ou seja, pudemos, a partir daí, criar um espaço mais adiantado com o Gerson, ficando com uma linha de três mais atrasada, com três zagueiros que nos poderiam garantir segurança defensiva e vantagens no jogo aéreo. Era tentar estabilizar um pouco a equipe para tentar ir em busca do resultado, fazer um segundo gol mais cedo, o que não aconteceu", agregou o técnico.

O esquema com três zagueiros de origem durou até os 18 minutos do segundo tempo. Nesse momento, Artur Jorge tirou João Marcelo para colocar o ponta Wesley e adaptou Matías Viña como defensor pelo lado esquerdo.

"A intenção foi precisamente dar os corredores laterais ao Arroyo e ao Vinã e depois ao Wesley e ao Arroyo ficando com três homens da defesa, sabendo que iriamos correr muitos riscos, mas que era necessário termos a coragem de assumir esses riscos porque precisávamos buscar o resultado que acabou não chegando", finalizou.

Cruzeiro visitou o RB Bragantino pelo Campeonato Brasileiro • Ari Ferreira/Bragantino
Cruzeiro visitou o RB Bragantino pelo Campeonato Brasileiro • Ari Ferreira/Bragantino

Saída de Zé Lucas

Titular na vaga de Lucas Romero, que teve problema na panturrilha, Zé Lucas marcou o primeiro gol do Cruzeiro e foi substituído também aos 18 minutos do segundo tempo. Ele deu lugar a Matheus Henrique, que fez o segundo tento da Raposa. Segundo Artur Jorge, o camisa 5 apresentou desgaste e o camisa 7 poderia manter as mesmas características e o estilo de jogo.

"O Zé tinha demonstrado já em um lance anterior uma cãimbra, no momento que faz uma falta perto do nosso banco. Era um jogador que sabiamos que poderia fazer essa transição, mas que era o responsável por ter o comportamente de se juntar à linha de quatro para ter o equilíbrio que precisávamos", explicou AJ.

"Entendemos que a troca pelo Matheusinho, que também é um jogador com saída e com chegada à área contrária poderia uma troca direta em relação à fadiga que o Zé apresentou e algumas dificuldades que já estava em recuperar sua posição com a entrada do Matheusinho para poder desempenhar essa mesma função", finalizou.

RB Bragantino 4 x 2 Cruzeiro

O feriado foi amargo para o Cruzeiro. Muito frágil defensivamente, o time celeste foi batido por 4 a 2 para o RB Bragantino, na noite desta segunda-feira (12), no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista-SP, e perdeu a chance de entrar no G4 da Série A do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, a Raposa termina a rodada na sexta posição, com 48 pontos, três a menos que o Fluminense, primeiro time do G4. O Cruzeiro volta a jogar no próximo domingo (18), às 16h (de Brasília), contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Lance da partida entre RB Bragantino e Cruzeiro, pela Série A do Campeonato Brasileiro • Marco Galvão/Cruzeiro
Lance da partida entre RB Bragantino e Cruzeiro, pela Série A do Campeonato Brasileiro • Marco Galvão/Cruzeiro
Por

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte