'Vou salvar o Cruzeiro', disse Ronaldo ao comprar o clube
Sócio majoritário do Cruzeiro revelou, em participação no podcast Fala, Galvão, como reagiu à oportunidade de gerir o clube

Sócio majoritário do Cruzeiro desde dezembro de 2021, o ex-jogador Ronaldo revelou nessa quinta-feira (6) como reagiu ao adquirir 90% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) celeste. Segundo o Fenômeno, sem o investimento de R$ 400 milhões, o clube iria “deixar de existir”.
“Eu cheguei em uma situação que o Cruzeiro, realmente, estava por acabar, estava para fechar suas portas e declarar falência e deixar de existir. Terminal, estado terminal. Usei isso na minha chegada”, iniciou, em participação no podcast Fala, Galvão, do narrador Galvão Bueno.
“O Cruzeiro foi oferecido a muita gente antes de eu aceitar esse desafio. Grandes empresários, grupos, ninguém quis o Cruzeiro. Em dezembro de 21, chegou esse convite, e eu falei: ‘Cara, eu quero. Eu vou aceitar esse desafio, vou salvar o Cruzeiro, e esse vai ser o negócio da minha vida e vai ser o desafio da minha vida’”, completou.
Ronaldo também relembrou o início da trajetória como gestor cruzeirense até o momento atual. O Cruzeiro foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2022 e, em 2023, disputa novamente a Primeira Divisão - o time não fazia parte da elite do futebol nacional desde 2019, ano do rebaixamento.
“A gente tinha que montar um time para o Campeonato Mineiro, e a expectativa do torcedor é sempre que o Cruzeiro seja um clube competitivo. E na verdade a gente estava esperando a aprovação do Conselho, que logo em seguida, em seguida não, veio meses depois, e aí sim a gente pôde começar trabalhar melhor”, afirmou.
“Mas de qualquer maneira, eu já trabalhando com o Valladolid, tinha uma equipe muito boa e eu acho que o meu diferencial é a equipe que eu tenho, de gente extremamente preparada”, completou Ronaldo, que também é sócio majoritário do Real Valladolid, clube da Segunda Divisão da Espanha.
Ronaldo também disse que o torcedor celeste precisa “comemorar” a aprovação do plano de pagamento de dívidas da Recuperação Judicial do Cruzeiro, em 21 de junho, para quitação de R$ 580 milhões. “Isso vai fazer com que a gente garanta outros 100 anos de vida para o clube. É o que o cruzeirense tem que comemorar hoje, essa Recuperação Judicial”.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
