Novo treinador do
Veja as falas de ícones do futebol sobre Tite, técnico do Cruzeiro
Neymar
“Antes de nos conhecermos pessoalmente, jogamos muitas vezes contra e posso te falar? Eu te achava muito chato! Porque você montava um time pra me marcar, fazia de tudo pra ganhar de mim e ainda falou mal da minha pessoa. Mas o destino é engraçado, né? Colocou você como treinador e eu como seu número 10.
Eu te conhecia como treinador e já sabia que era muito bom, mas como pessoa você é MUITO MELHOR! Você me conheceu e sabe quem eu sou, e isso é o que importa pra mim. Venho aqui abertamente te agradecer por tudo, todos os ensinamentos que o senhor nos deu. Você sempre será um dos melhores treinadores que já tive. Sempre irei te exaltar”, escreveu Neymar nas redes sociais, em 2022.
Ronaldinho Gaúcho
“O cara é muito bom. Tite merece o respeito de todos os brasileiros”, afirmou Ronaldinho Gaúcho em entrevista ao ‘GloboEsporte.com’, em 2017.
Filipe Luís, técnico do Flamengo
“Eu não tenho nada para falar dele mal, nada. Mas zero, zero, zero… Taticamente, todo mundo sabe que o Tite é fora de série aqui no Brasil. Ele é muito acima da média muito do que eu já vi aqui (no Brasil). É um cara completo. Um cara que cuida de todo mundo”, disse Filipe Luís ao ‘Charla Podcast’, em 2023.
Marcelo, ex-Real Madrid e ex-Seleção Brasileira
''Já falei várias vezes. O professor mudou completamente a cara da Seleção, ele passa tudo mastigadinho, é tudo muito mais fácil. Ele, o Cléber (Xavier), a comissão toda. Fica mais fácil entender o método. Não vou ficar aqui falando as coisas boas deles, todo mundo já sabe”, disse Marcelo, em 2018.
Paulinho, ex-Corinthians e ex-Seleção Brasileira
“Sou muito suspeito para falar do Tite. Já vivenciamos histórias. Me emociono um pouco, porque tive a oportunidade de deixar o Corinthians duas ou três vezes, e ele deixava muito claro que era eu que decidia. Eu precisava de ajuda, e tudo o que ele me passava, eu pensava, absorvia da melhor forma possível.
E várias outras coisas. Coisas particulares entre famílias. Eu levo o Tite, a família dele, com muito carinho para o resto da minha vida. No momento que ele passou agora, fui um cara muito presente. Sei o quanto foi difícil. Mas é a gratidão de tê-lo como pai, como amigo, e a gratidão de ter ele ao lado de todos nós”, disse Paulinho em 2025.
Renato Augusto, ex-Corinthians e ex-Seleção Brasileira
“O Tite foi o grande treinador da minha carreira. Acho que talvez tenha sido o treinador mais equilibrado que eu tive. Ele consegue defender bem, atacar bem. Não vai ser necessariamente o melhor atacando ou o melhor defendendo, mas ele acha o equilíbrio. Com certeza foi o treinador que eu me encaixei”, disse Renato à ‘ESPN’, em 2025.
Arthur, do Grêmio e ex-Seleção Brasileira
“O Tite me deu a primeira chance na Seleção Brasileira. Todos falam bem dele, mas quando vi o trabalho de perto, a forma como lida com o vestiário… É realmente incrível. Merece todos os títulos. Fez por onde, pelo caráter que tem. Sou muito sortudo e tento tirar o melhor de cada um”, disse Arthur, em 2018.
Tite
Anunciado nessa segunda-feira (15) como técnico do Cruzeiro, Tite iniciou a carreira como técnico no Guarany de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Ele acumulou passagens por Caxias-RS, Veranópolis-RS, Ypiranga-RS, Juventude, Grêmio-RS, São Caetano, Corinthians, Atlético, Palmeiras, Al Ain-EAU, Internacional, Al-Wahda-EAU, Corinthians, Seleção Brasileira e Flamengo.
Os principais títulos vieram sob o comando do Corinthians. Na equipe paulista conquistou o Brasileirão (2011 e 2015), Copa Libertadores (2012), Mundial de Clubes da Fifa (2012), Recopa Sul-Americana (2013) e Paulistão (2013).
No Sul, também foi vitorioso. Conquistou um Gauchão e uma Copa do Brasil pelo Grêmio, em 2001. Pelo Inter, foram três títulos: Copa Sul-Americana (2008), Campeonato Gaúcho (2009) e Copa Suruga (2009).