O jovem Kauã Prates nunca esquecerá o dia 17 de julho de 2025. Uma das maiores promessas das categorias de base do
A joia de 16 anos foi titular na vaga de Kaiki, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e encerrou a desconfiança que havia antes da partida por conta de sua pouca idade.
Kauã Prates teve uma atuação firme e consistente, principalmente no âmbito defensivo. O camisa 36 “parou” Yefferson Soteldo, do Fluminense, que pouco fez dentro de campo.
Ainda em formação física e técnica, o defensor deu lugar a William e deixou o campo aos 18 minutos do segundo tempo com a sensação dever cumprido.
Números de Kauã Prates em Fluminense 0 x 2 Cruzeiro
- 63 minutos jogados
- 3 cortes
- 1 chute defendido
- 1 desarme
- 1/4 duelos ganhos pelo chão
- 2 faltas
- 100% de passes certos
- 16 ações com a bola
Foi a quinta partida da carreira profissional de Kauã Prates. Antes, ele havia feito três jogos pela Copa Sul-Americana e um pela Copa do Brasil.
Elogios do mister
Após a partida, Leonardo Jardim exaltou o desenvolvimento do jovem, relembrou a saída de Marlon e disse que, caso treinasse o Monaco-FRA, seu ex-clube, o contrataria em breve.
“O Kauã e um projeto desde quatro meses, quando emprestamos o Marlon para o Grêmio. É um menino que está crescendo no nosso elenco. Se com 16 anos ele faz isso, com 20 anos vai ser ainda melhor”, comentou o português em entrevista coletiva.
“Eu, se estivesse no Monaco, não deixaria ele chegar aos 20 anos para comprá-lo ao futebol europeu, porque eu acho que ele vai ter uma carreira de sucesso”, brincou.
Kauã Prates
Nascido em 12 de agosto de 2008, Kauã é natural de Montanha-ES. Ele está no Cruzeiro desde 2012 e assinou seu primeiro contrato de formação em 2022, com 14 anos.
Versátil, o jogador também pode atuar como zagueiro. Foi nessa função, inclusive, que Prates participou como titular da conquista do Sul-Americano Sub-17 pela Seleção Brasileira, em abril.
Kauã Prates assumiu a titularidade da categoria sub-20 em 2024, mesmo ainda com idade para integrar o sub-17. Nesta temporada, passou a integrar o elenco profissional e ganhou espaço após agradar a Leonardo Jardim.