Gabigol 'esquenta' bastidores de Cruzeiro e Santos; entenda cenário
Aos 30 anos, Gabriel Barbosa está cedido ao Peixe até o fim da temporada e tem contrato com a Raposa até o fim de 2029

Apesar de estar emprestado ao Santos até o fim da temporada, Gabigol já esquenta os bastidores do Cruzeiro. O atacante de 30 anos tem futuro indefinido e os clubes iniciaram as movimentações.
O Peixe, que não atravessa bom momento financeiro, gostaria de renovar o empréstimo de Gabriel Barbosa por mais um ano. Essa é a preferência dos paulistas, que esbarra totalmente na posição definida por Pedro Lourenço, gestor da SAF da Raposa.
O Cruzeiro ainda não foi procurado de forma oficial pelo Santos e descarta emprestar Gabigol por mais um ano arcando com parte relevante dos salários. O clube não quer repetir esse modelo, principalmente envolvendo um atleta com vencimentos tão pesados como o camisa 9. A informação foi divulgada pelo site Central da Toca e confirmada pela Itatiaia.
Um retorno de Gabi ao Cruzeiro até é cogitado, mas não é a prioridade do momento, e só acontecerá de forma definitiva caso o astro não se encaixe em um novo destino ou não permaneça no Santos. A Raposa tem Kaio Jorge, com contrato até 2030, como dono da posição.
Houve também, conforme a reportagem, irritação da diretoria cruzeirense com a postura de Gabriel na vitória do Cruzeiro sobre o Santos, no último dia 12. Fora do jogo por questão contratual e suspensão, o atacante foi à Vila Belmiro com roupas e adereços do Peixe e vibrou de forma intensa com os gols da equipe alvinegra.
O vínculo entre Gabigol e o Cruzeiro vai até o fim de 2028. A reportagem ainda apurou que o estafe do atacante já passou a analisar mercados internacionais para ter uma alternativa caso ficar no Peixe não seja possível.

Presidente do Santos garante movimentações por continuidade
Presidente do Santos, Marcelo Teixeira disse que o o clube tomará a atitudes para garantir a permanência de Gabriel Barbosa. No entanto, o mandatário admitiu que os valores recebidos pelo jogador são muito elevados.
"O Cruzeiro paga parte de seus salários e o Santos complementa os vencimentos. O valor total do contrato do Gabriel é alto para os padrões do futebol brasileiro. Naquela oportunidade em que conversamos com o Gabriel, havia a possibilidade de ele vir em definitivo. Ele só não veio porque o orçamento do Santos não conseguiria absorver, naquela oportunidade, todo o valor", completou Marcelo.
"A tendência é o Santos fazer sua parte, ir até o limite e aguardar o processo eleitoral, para que, aí sim, ao final dele, a gente tenha a possibilidade da continuidade desses contratos ou não", finalizou.
Números de Gabigol no Santos em 2026
- 43 jogos
- 21 gols
- 10 assistências
Números de Gabigol no Cruzeiro em 2025
- 54 jogos
- 13 gols
- 4 assistências

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016 e acumula coberturas especiais, como os Jogos Olímpicos de Paris. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa do Mundo no Brasil).
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.





