Decisivo em vitória, 'gringo' do Cruzeiro tem reta final para pavimentar permanência
Lucas Villalba marcou gol no triunfo sobre o Vitória, no último domingo (20), mas tem contrato só até o fim da temporada

Lucas Villalba é um dos jogadores do Cruzeiro com contrato prestes a terminar. O vínculo do zagueiro com o clube vai até o fim da temporada, e ainda não há uma definição sobre o futuro.
A reta final da Série A do Campeonato Brasileiro surge como uma oportunidade importante para o defensor encaminhar a permanência. O camisa 25 não é titular sob o comando de Artur Jorge, mas tem a polivalência a seu favor.
Zagueiro de origem, Villalba se consolidou como lateral-esquerdo com o técnico português. Foi nessa função que o argentino saiu do banco de reservas para marcar o segundo gol da Raposa no triunfo sobre o Vitória, no último domingo (20).
O péssimo início de Gabriel Rojas abre espaço para Villalba seguir com oportunidades na lateral. Por outro lado, a tendência é que o recém contratado Matías Viña ganhe chances nos próximos compromissos.
Villalba quer continuar no Cruzeiro
No Cruzeiro desde 2024, Villalba não perde uma oportunidade para dizer o quanto se sente realizado de atuar no clube. O argentino trata a Raposa como sua "Europa" e quer continuar em Belo Horizonte.
A vontade já foi exposta pelo atleta em diferentes declarações, como após a goleada do Cruzeiro sobre o Barcelona-EQU, pela Copa Libertadores, em maio deste ano.
"Isso (renovação) está com a diretoria do clube. Eles já sabem o desejo que tenho e espero que tenha um final feliz", contou.
O jogador conta com prestígio da torcida, principalmente pela ótima temporada em 2025. Neste ano, perdeu espaço e teve a infelicidade de ser expulso na eliminação para o Atlético nas quartas de final da Copa do Brasil.
Como o Cruzeiro deve promover mudanças importantes no elenco para 2027, Villalba está em risco. Outro ponto a ser analisado é a mudança de regra da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação a jogadores, definida na última segunda-feira (21).
Atualmente, cada clube pode contar com até nove jogadores estrangeiros em seu elenco e utilizá-los nas partidas. Com a aprovação dos clubes, esse limite será reduzido para oito atletas a partir de 2027. Até 2030, cada equipe poderá usar no máximo cinco jogadores de outras nacionalidades em cada compromisso.
O Cruzeiro tem oito "gringos" no plantel: Arroyo (Equador), Sinisterra e Néiser (Colômbia), Rojas, Romero e Villalba (Argentina), Viña e Lucho Rodríguez (Uruguai).
Números de Villalba pelo Cruzeiro
- 113 jogos
- 3 gols
- 3 assistências

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.



