Itatiaia

De Raul a Brazão: Otávio segue legado de goleiros do Cruzeiro na Seleção Brasileira

Arqueiro de 20 anos se destacou na Raposa e foi convocado por Carlo Ancelotti para a Data Fifa de setembro e outubro

Por
Otávio, goleiro do Cruzeiro • Rafael Ribeiro/CBF

Destaque do Cruzeiro, Otávio viverá nesta sexta-feira (25), às 7h (de Brasília), seu primeiro jogo na Seleção Brasileira principal. O jovem de 20 anos começará no banco de reservas no amistoso com a Austrália, em Townsville, em Queensland, no país da Oceania.

Com ascensão meteórica, o Cria da Toca se juntará a um grupo seleto e dará sequência ao legado de arqueiros que foram à Amarelinha enquanto defendendiam as cores da Raposa.

Raul Plassmann

Histórico goleiro do Crueziro entre 1965 e 1978, Raul nunca disputou uma Copa do Mundo, mas teve 17 jogos pela Seleção Brasileira. A primeira partida foi na vitória por 3 a 2 sobre a Argentina, no Mineirão, em 1968, em uma Seleção Brasileira formada por jogadores de Cruzeiro e Atlético.

Raul retornou à Amarelinha em 1975, quando foi titular da Seleção na disputa da Copa América daquele ano.

Dida

Pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002, Dida também foi ao Mundial de 1998, quando defendia o Cruzeiro. O goleiro havia chegado à Amarelinha ainda pelo Vitória, mas se firmou de vez por conta de desempenhos marcantes com a camisa celeste nos títulos da Copa do Brasil de 1996 e da Copa Libertadores de 1997.

Bosco

De passagem pouco lembrada pelo Cruzeiro, Bosco foi convocado por Emerson Leão para representar a Seleção Brasileira em 2001.

Gomes

Goleiro da Tríplice Coroa, Gomes participou da Copa do Mundo de 2010, quando já estava no futebol europeu. Seu início, contudo, foi enquanto jogador do Cruzeiro. O arqueiro foi titular no vice-campeonato do Brasil na Copa Ouro de 2003.

Fábio

Apesar de ser considerado um dos jogadores mais injustiçados da história da Seleção Brasileira, Fábio já foi convocado em algumas oportunidades. A última aconteceu em 2011, quando o arqueiro do Fluminense era um pilar do Cruzeiro. Ele foi chamado por Mano Menezes, mas não entrou em campo.

Gabriel Vasconcelos

Gabriel Vasconcelos surgiu como uma joia do Cruzeiro, apesar de não ter recebido muitas oportunidades no time de cima. Com histórico nas seleções de base, o goleiro foi convocado por Mano Menezes para integrar o time principal da Amarelinha em 2010, justamente para substituir Gomes, lesionado.

O goleiro foi campeão do Mundial Sub-20 pelo Brasil, em 2011, e vice dos Jogos Olímpicos, em 2012.

Gabriel Brazão

Nos mesmos moldes de Vasconcelos, Brazão foi convocado por Tite com status de promessa, em 2018, ainda no Cruzeiro. Atualmente no Santos, o goleiro não teve vida longa na Seleção.

Otávio, o herdeiro do legado

Otávio nasceu em Perdigão, no Centro-Oeste de Minas Gerais, em dezembro de 2005. Ele chegou às categorias de base do Cruzeiro muito cedo e, com o passar do tempo, se transformou em uma grande promessa.

A joia participou de campanhas de destaque do clube no sub-17 e no sub-20 e chegou à base Seleção Brasileira. No ano passado, Otávio foi o titular da Amarelinha no Mundial Sub-20.

A partir de maio deste ano, Otávio recebeu a dura missão de ser o titular do Cruzeiro, por conta da grave lesão de Cássio e da péssima fase de Matheus Cunha. Com a tranquilidade de um veterano, o goleiro aproveitou a oportunidade, assumiu a meta celeste e se transformou em um destaque da equipe.

Em agosto, o clube celeste reconheceu a boa fase e ofereceu uma renovação a Otávio. O novo vínculo tem validade até o meio de 2031.

Otávio, goleiro da Seleção Brasileira • Rafael Ribeiro/CBF
Otávio, goleiro da Seleção Brasileira • Rafael Ribeiro/CBF
Por

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte