Internamente, o Cruzeiro trata a renovação do meia Matheus Pereira como prioridade. À Band, o vice-presidente da SAF, Pedro Junio, detalhou nesta quinta-feira (10) a conversa entre as partes. Ele admitiu que não é uma negociação fácil, tendo em vista que o atleta é visado no mercado e tem contrato até o meio de 2026.
“Sobre a renovação do Matheus Pereira, ele ainda tem contrato com a gente até o meio do ano que vem. Nós já estamos conversando com seus representantes. A nossa prioridade é renovar com o Pereira. É um jogador muito identificado com o clube, com um profissionalismo exemplar”, disse Pedro.
“Temos como prioridade a renovação. Não é uma negociação fácil porque envolve vários fatores. É um jogador muito valorizado no mercado, que tem mercado fora. A gente vai fazer dentro das condições do clube, o que for melhor para o Cruzeiro e para o Matheus. A gente já está buscando essa renovação”, finalizou.
Matheus Pereira viveu impasse no Cruzeiro na última janela de transferências. O meia recebeu uma proposta do Zenit, da Rússia, e esteve muito próximo de deixar a Toca da Raposa. Porém, a negociação contou com uma “reviravolta inesperada”, e o armador decidiu não se mudar para o outro lado do mundo.
À época, o motivo que fez Matheus Pereira cogitar uma saída do Cruzeiro era o filho, Theo, que estava para nascer. O meia tinha como objetivo criar o filho na Europa, onde já mora parte da família. Durante as declarações, ele ainda frisou que não jogaria em nenhum clube do Brasil a não ser o Cruzeiro.
Pereira no Cruzeiro
Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro em 24 de julho de 2023, após defender o Al-Wahda, dos Emirados Árabes, onde atuou emprestado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. Inicialmente, ele foi contratado por empréstimo pela gestão de Ronaldo Nazário na Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Em junho de 2024, o meia foi comprado pelo clube mineiro, já na nova gestão de Pedro Lourenço na SAF. À época, o Cruzeiro não divulgou oficialmente os valores da operação, mas o investimento foi próximo a 5 milhões de euros (R$ 30 milhões) por 50% dos direitos econômicos. Desde então, Pereira tem um contrato até junho de 2026.
Em quase dois anos de Cruzeiro, o camisa 10 soma 99 jogos, 14 gols e 19 assistências. Os bons números fizeram o meia ser convocado para a Seleção Brasileira no ano passado. Mais recentemente, com o técnico Leonardo Jardim, Pereira se tornou peça crucial na armação do time e titular no ataque junto com Kaio Jorge.
Outros clubes
Tecnicamente acima da média, Matheus Pereira passou parte da infância e da adolescência em Portugal, onde foi revelado pelo Sporting, de Lisboa, na temporada 2016/17. Em seguida, passou por Chaves-POR, Nuremberg-ALE, West Bromwich-ING, Al-Hilal-SAU e Al-Wahda-EAU.