Cruzeiro toma decisão após se sentir prejudicado por árbitro em empate com Grêmio
Cruzeiro subiu tom contra arbitragem da CBF e prometeu não aceitar 'erros evidentes' e de 'maneira permissiva'

Insatisfeito com a atuação da arbitragem no duelo com o Grêmio, o Cruzeiro formalizou, na tarde desta quinta-feira (28), uma reclamação à Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As equipes ficaram no 1 a 1 nessa quarta-feira (27), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
De acordo com o Cruzeiro, o principal questionamento do clube foi a não expulsão do zagueiro Rodrigo Caio, do Grêmio, ao puxar o atacante Gabriel Veron próximo ao gol em uma jogada aos 4’ do segundo tempo.
“O Cruzeiro informa que formalizou, na tarde desta quinta-feira (28), uma reclamação à Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol em torno da atuação dos árbitros e do VAR na partida dessa quarta-feira (27), diante do Grêmio, no Mineirão”, iniciou.
Na sequência, o Cruzeiro tratou o lance como “erro evidente” e disse que não aceitará erros da arbitragem “de maneira permissiva”.
“A principal queixa do clube é em relação ao erro evidente em lance ocasionado aos quatro minutos do segundo tempo, quando o defensor da equipe adversária impediu uma clara oportunidade de gol, e necessitaria, portanto, ser advertido com um cartão vermelho. O clube ressalta que, todas as vezes em se sentir lesado, irá adotar as medidas possíveis e não atuará de maneira permissiva”, encerrou.
No Gigante da Pampulha, o árbitro Raphael Claus (Fifa-SP) foi auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP), enquanto Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ) foi o responsável pelo VAR.
Análise de Márcio Rezende
Analista de arbitragem da Itatiaia, Márcio Rezende de Freitas apontou que o zagueiro Rodrigo Caio, do Grêmio, deveria ter sido expulso contra o Cruzeiro. Raphael Claus não marcou falta, em decisão equivocada, segundo Márcio. “Era falta fora da área e expulsão do Rodrigo Caio”, afirmou Maref, na transmissão da Itatiaia.
“O VAR não pode interferir porque o Claus não marcou a falta. Ele só interferiria, teria que entrar, se o Claus tivesse marcado a falta, dava um amarelo, aí o VAR entraria, oportunidade clara e manifesta de gol, é para vermelho”, completou.
Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.




