O departamento de futebol do
Atualmente no América de Cali, clube da Primeira Divisão colombiana, Bryan Medina se encaixa no perfil procurado pelo Cruzeiro: canhoto, de alta estatura e atleta que demonstra força física.
A informação do interesse do Cruzeiro em Medina foi antecipada pelo jornalista colombiano Pipe Sierra, e confirmada pela Itatiaia.
Na temporada 2025, Medina fez 20 jogos. Foram 17 partidas pelo Campeonato Colombiano e três na Copa Sul-Americana, todas como titular. O jogador não marcou gols e não deu assistências. Ele foi advertido com sete cartões amarelos nesse recorte de participações na temporada.
Apesar disso, nos últimos 13 jogos do América de Cali, Brayan Medida atuou apenas em quatro.
Estatísticas
De acordo com o site Sofascore, especialista em estatísticas de futebol, Brayan Medina acertou 83% dos passes em suas participações no Campeonato Colombiano. Além disso, teve aproveitamento de 89% de acerto em passes no próprio campo, 75% de passes certos no terço final do campo, 46% de acerto nos passes longos e 47% de acerto nos passes tensos.
Ainda de acordo com a plataforma Sofascore, o zagueiro atuou em dez partidas em que o América de Cali não sofreu gols. Ele teve percentual de acerto de 64% em dribles, 60% de acerto em disputa de bolas vencidas, 49% de aproveitamento nos duelos ganhos pelo chão e 76% de acerto em duelos aéreos.
Alternativa no mercado
O interesse do Cruzeiro em Brayan Medina surge após o Internacional fazer jogo duro pelo zagueiro Victor Gabriel, de 21 anos, que pertence ao Sport e está emprestado ao Internacional.
O jovem defensor tem vínculo com o Inter até o fim de 2025, mas há opção de compra por parte do Colorado. O contrato com o Sport vai até o encerramento da temporada 2027.
Victor Gabriel, que também pode atuar como lateral-esquerdo, fez 20 jogos nesta temporada, sendo 19 como titular. Ele marcou três gols, deu uma assistência e conquistou o Campeonato Gaúcho de 2025 pelo Inter.