Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro tem ‘arma’ para repetir sucesso contra Atlético em clássico pelo Brasileirão

Equipe celeste desafia o Alvinegro nesta quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), na Arena MRV, em jogo da 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Kaio Jorge celebra gol pelo Cruzeiro contra o Atlético

O Cruzeiro tem uma arma especial para o clássico contra o Atlético, nesta quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), na Arena MRV, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro: a bola aérea.

Esse tipo de jogada originou três dos quatro gols da Raposa sobre o rival nas quartas de final da Copa do Brasil e se tornou uma verdadeira “mina de ouro” para a classificação.

Novamente diante do rival, a equipe celeste tentará repetir esse padrão para sair com uma nova vitória da casa alvinegra. Desta vez, o time não poderá contar com Fabrício Bruno, destaque no quesito. O zagueiro não chegará a tempo após amistosos com a Seleção Brasileira na Ásia.

Relembre os gols de bola aérea do Cruzeiro contra o Atlético nas quartas de final da Copa do Brasil:

  • 0 x 2 no jogo de ida - após cobrança de escanteio, Fabrício Bruno escorou para o meio da área. Oportunista, Kaio Jorge mandou para as redes.
  • 0 x 1 no jogo de volta - padrão repetido. após cobrança de falta no lado direito, Fabrício Bruno escorou mais uma vez para o meio da área. Depois de uma pequena confusão, Kaio Jorge concluiu e fez o gol.
  • 0 x 2 no jogo de volta - após cobrança de escanteio, a defesa do Atlético rebateu para fora da área. William, livre, devolveu a bola e Kaio Jorge, bem posicionado, balançou as redes.

Força do Cruzeiro de Leonardo Jardim

As bolas aéreas e as jogadas provenientes de bolas paradas tornaram-se uma fortaleza do Cruzeiro de Leonardo Jardim. O clube escalou dos treinadores para o fundamento e tem colhido os resultados dessa escolha dentro de campo.

“Acho que uma coisa que é uma estatística do futebol moderno, que 30 a 35% dos gols são oriundos de bolas paradas. Eu tenho que dedicar 30 a 35% do treino a este tipo de situações. Estamos falando de faltas, pênaltis, escanteios e todas essas situações. Dentro do estafe, temos dois treinadores, um para bolas paradas defensivas e um para bolas paradas ofensivas. Não existe nenhum jogo que nós não dedicamos algum tempo a essas situações”, disse Leonardo Jardim ao programa Os Donos da Bola, da Band, no dia 12 de agosto.

Kaio Jorge celebra gol sobre o Atlético, na Arena MRV, pelas quartas de final da Copa do Brasil

Atlético tenta evoluir

Com essa fraqueza evidente, o Atlético trabalha, desde a chegada de Jorge Sampaoli, para melhorar o desempenho em bolas aéreas. O argentino realizou atividades específicas intensamente a fim de corrigir o problema, inclusive nos aquecimentos das partidas.

Desde a eliminação para o Cruzeiro na Copa do Brasil, o Alvinegro sofreu apenas dois tentos vindos de jogadas pelo alto em oito partidas.

Atlético x Cruzeiro

Atlético e Cruzeiro medem forças nesta quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, em um Mineirão lotado, as equipes empataram por 0 a 0.

Na 14ª posição com 32 pontos, o Alvinegro vem de vitória contra o Sport, enquanto o time celeste, terceiro colocado com 52, luta para encerrar a sequência de três jogos sem triunfos.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.