Lateral-direito da
Em entrevista à Itatiaia no início deste ano, Vitinho afirmou ter o desejo de retornar ao Cruzeiro no futuro. Ao ser questionado, ele disse carregar um sentimento de gratidão ao clube que o revelou para o futebol: “Gratidão. Foi o Cruzeiro que abriu as portas para mim. Então, eu levo o Cruzeiro no meu coração”.
Cria da Toca
Natural de Belo Horizonte, Vitinho iniciou a sua trajetória no futebol em 2007, nas categorias de base do Cruzeiro com apenas seis anos de idade. Foram cerca de dez anos no clube celeste até que, em 2017, o lateral foi relacionado pela primeira vez para o time profissional pelo técnico Mano Menezes.
Já em 2018, Vitinho se destacou pela equipe sub-20 do Cruzeiro, onde acumulou grandes atuações na Libertadores da categoria, torneio no qual marcou dois gols em três jogos. As boas aparições renderam cada vez mais presença na equipe principal do clube celeste e também na Seleção Brasileira Sub-20.
O bom momento fez com que ele tivesse a oportunidade de fazer a estreia oficial como atleta profissional. Foi assim que, em 2018, o defensor recebeu a chance de entrar em campo no clássico contra o Atlético, pela 6ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O time celeste perdeu por 2 a 1.
Pouco depois, ele foi vendido ao Cercle Brugge-BEL, tendo se limitado a apenas um jogo com a camisa celeste. Com a venda, o Cruzeiro recebeu cerca de 10 milhões de reais, o equivalente a multa rescisória do atleta. Depois, Vitinho ainda jogou no Burnley-ING antes de parar no Botafogo.