Ouvindo...

Em brigas distintas, Atlético e Cruzeiro se enfrentam pelo Brasileirão na Arena MRV

Galo e Raposa medem forças nesta quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), na Arena MRV, no último clássico da temporada

Jorge Sampaoli e Leonardo Jardim fazem duelo à parte em Atlético x Cruzeiro

Atlético e Cruzeiro fazem nesta quarta-feira (15), a partir das 21h30 (de Brasília), o último clássico mineiro de 2025. As equipes medem forças na Arena MRV, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Desfalcado, o Galo quer os três pontos para subir na tabela. O time está em 14º, com 32 pontos. Além disso, o Alvinegro vê a partida como uma chance de revanche.

A Raposa, por sua vez, precisa do resultado para seguir a perseguição a Flamengo e Palmeiras. A equipe celeste tem 52 pontos e está em terceiro.

O Cruzeiro também busca fechar o ano com superioridade ao rival nos clássicos, após avançar na Copa do Brasil.

Como chega o Atlético

O Atlético vem de vitória por 3 a 1 sobre o Sport na Arena MRV, pela 14ª rodada atrasada do Campeonato Brasileiro. Porém, o número de desfalques é motivo de preocupação para o técnico Jorge Sampaoli.

Ao todo, dez jogadores do Atlético são desfalques certos para o clássico:

  • Caio Maia: está em fase final da cirurgia no joelho, realizada no fim de 2024;
  • Patrick: o volante se recupera de lesão na coluna;
  • Tomás Cuello: com fratura na fíbula e com ligamentos do tornozelo esquerdo afetados, passou por cirurgia e só retorna ao time em 2026;
  • Alexsander: com lesão no joelho, o volante fará tratamento conservador e será baixa para os próximos jogos;
  • Júnior Santos: lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita;
  • Lyanco: ruptura do tendão de Aquiles esquerdo;
  • Vitor Hugo: suspenso pelo terceiro cartão amarelo;
  • Igor Gomes: suspenso pelo terceiro cartão amarelo;
  • Junior Alonso: está com a Seleção do Parguai;
  • Alan Franco: está com a Seleção do Equador.

Além disso, Ivan Román é dúvida. O defensor chileno de 19 anos voltou da Seleção Chilena com uma fratura na mão e, segundo a Federação do Chile, há necessidade de cirurgia. O Atlético, no entanto, faz mistério sobre a situação do jogador.

Rony, que deixou o último jogo contra o Sport com um edema no adutor da coxa direita, também é dúvida.

Com isso, é possível que haja algumas estreias no Atlético. Vitão, de 17 anos, é apontado como uma possível reposição para a zaga. Além dele, Gabriel Veneno, de 16, foi relacionado para a partida.

Rony celebra gol sobre o Sport, na Arena MRV

Como chega o Cruzeiro

Leonardo Jardim tem o retorno de quatro jogadores titulares. William, Lucas Romero e Kaio Jorge voltaram de suspensões e são armas para o duelo.

O atacante Wanderson, recuperado de um quadro de lombalgia, é outra novidade para o embate. Christian, que sofreu com desgaste físico na rodada passada, também deve ser titular.

Wanderson, atacante do Cruzeiro

A má notícia fica por conta de Fabrício Bruno, que não chegará a tempo para o clássico. Jonathan Jesus deve herdar a vaga, com João Marcelo correndo por fora.

O camisa 15 participou da derrota da Seleção Brasileira para o Japão, nesta quarta-feira (14), no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, capital do país asiático.

O Cruzeiro vive sua maior sequência sem vitórias no Brasileirão. A equipe vem de derrota para o Vasco e empates com Flamengo e Sport.

Oportunidade de revanche para o Atlético

O Atlético tem a oportunidade de se “vingar” da recente eliminação para o Cruzeiro na Copa do Brasil neste clássico. Além dos três pontos, uma vitória sobre o maior rival atrapalharia o time celeste na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.

E ainda, o Galo busca melhorar seu retrospecto diante do rival na Arena MRV. Até o momento, o Alvinegro tem apenas uma vitória sobre o Cruzeiro em casa.

Cruzeiro se apega a bom desempenho na casa do rival

O retrospecto em clássicos na Arena MRV é favorável para o Cruzeiro. De cinco partidas, o time celeste venceu três.

A última delas foi no dia 27 de agosto deste ano, na ida das quartas de final da Copa do Brasil. Fabrício Bruno e Kaio Jorge garantiram o 2 a 0.

Kaio Jorge celebra gol sobre o Atlético, na Arena MRV, pelas quartas de final da Copa do Brasil

Retrospecto de Atlético x Cruzeiro na Arena MRV

  • Atlético 0 x 1 Cruzeiro: 22/10/23 – Brasileirão
  • Atlético 0 x 2 Cruzeiro: 03/02/24 – Mineiro
  • Atlético 2 x 2 Cruzeiro: 30/03/24 – Mineiro
  • Atlético 3 x 0 Cruzeiro: 20/04/24 – Brasileirão
  • Atlético 0 x 2 Cruzeiro: 27/08/25 – Copa do Brasil

Casa cheia

A previsão é de casa cheia para o último clássico do ano. Até o fim da tarde dessa terça-feira (14), 29.500 ingressos haviam sido vendidos para o confronto.

Festa da torcida do Atlético na Arena MRV

Como foi no primeiro turno

No primeiro turno, as equipes empataram em 0 a 0 em um Mineirão lotado. O Cruzeiro pressionou e criou muitas chances, mas não furou o bloqueio atleticano.

Cruzeiro e Atlético em clássico pelo Campeonato Brasileiro

Atlético x Cruzeiro

Atlético

Everson; Saravia, Ruan Tressoldi, Vitão (Ivan Román); Gabriel Menino, Fausto Vera, Gustavo Scarpa, Bernard e Guilherme Arana; Dudu e Rony (Hulk). Técnico: Jorge Sampaoli.

Cruzeiro

Cássio, William, Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.

Motivo: 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Rafael da Silva Alves (RS)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Transmissão: A Itatiaia transmite o jogo no rádio (AM 610 e FM 95,7) e em seus canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte). Na TV, o jogo será transmitido por Premiere (pay-per-view) e Globo (TV aberta).

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.