Belo Horizonte
Itatiaia

Cruzeiro repete padrões negativos na Série A e acumula pressão para Libertadores

Equipe celeste foi goleada para o São Paulo, mas já tem que pensar no duelo com o Barcelona-EQU

Por
Christian recebe orientação de Artur Jorge em jogo do Cruzeiro
Christian recebe orientação de Artur Jorge em jogo do Cruzeiro • Marco Galvão/Cruzeiro

Goleado pelo São Paulo no último sábado (4), o Cruzeiro segue na zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro e agora precisará dividir atenções com a Copa Libertadores. Artur Jorge terá a dura missão de corrigir erros da equipe, dosar a parte física e conseguir resultados em meio à maratona de jogos e à forte pressão externa.

Diante do Tricolor Paulista, a Raposa repetiu padrões negativos da temporada. Foi a segunda goleada sofrida no Brasileirão pelo time, que havia tomado 4 a 0 para o Botafogo na primeira rodada.

Além disso, mais uma vez o Cruzeiro conviveu com um "apagão" no meio do jogo e levou os dois primeiros gols do São Paulo entre os minutos 12 e 16 da etapa inicial. O drama de levar mais de um tento em um curto espaço de tempo já havia acontecido contra Vasco, Athletico-PR e o próprio Botafogo.

Neste momento, o time cruzeirense é o 18º colocado do Brasileirão, com apenas sete pontos. A equipe também é dona da pior defesa e é o pior visitante.

Ferrerinha brilhou e fez três gols na goleada sobre o Cruzeiro • Rubens Chiri/São Paulo FC
Ferrerinha brilhou e fez três gols na goleada sobre o Cruzeiro • Rubens Chiri/São Paulo FC

Chave virada para a Libertadores

Mesmo com a forte pressão em relação ao Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro agora terá de virar a chave e focar na Copa Libertadores. O time estreia na terça-feira (7), às 21h (de Brasília), contra o Barcelona-EQU, no Estádio Monumental, em Guayaquil, no Equador. As equipes estão no Grupo D, que também conta com Boca Juniors-ARG e Universidad Católica-CHI.

Em entrevista após o revés no Morumbis, Artur Jorge destacou a necessidade de virar a chave e destacou que, apesar do Brasileirão ruim, a Raposa inicia a competição sul-americana em igualdade com os demais concorrentes.

"Nesta altura, é fechar a chave deste jogo, começar a pensar no jogo da Libertadores, que vamos começar essa competição em igualdade com os outros. Fazer o nosso melhor, porque fazer o nosso melhor é muito mais do que mostramos por aqui", disse o português.

O técnico não deu pistas de como montará o time, mas a parte física deve ser levada em consideração. Uma possível novidade é Lucas Romero, que foi poupado do jogo contra o São Paulo.

Sequência de jogos do Cruzeiro

Até a Copa do Mundo, o Cruzeiro viverá uma intensa sequência de jogos. Em abril, o time já entrou em campo duas vezes e tem mais sete compromissos pela frente.

  • 01/04, às 20h - Cruzeiro 3 x 0  Vitória (Campeonato Brasileiro)
  • 04/04, às 18h30 - São Paulo 4 x 1 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro)
  • 07/04, às 21h - Barcelona-EQU x Cruzeiro (Copa Libertadores)
  • 12/04, às 18h30 - Cruzeiro x Bragantino (Campeonato Brasileiro)
  • 15/04, às 19h - Cruzeiro x Universidad Católica-CHI (Copa Libertadores)
  • 18/04, às 20h30 - Cruzeiro x Grêmio (Campeonato Brasileiro)
  • 22/04, às 19h - Goiás x Cruzeiro (Copa do Brasil)
  • 25/04, às 18h30 - Remo x Cruzeiro (Campeonato Brasileiro)
  • 28/04, às 21h30 - Cruzeiro x Boca Juniors-ARG (Copa Libertadores)
Por

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.