Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro: Jardim faz diagnóstico dos problemas do futebol brasileiro e cobra por Fair Play

Técnico celeste participa do CNN Esportes S/A e comenta projetos para evolução das competições no Brasil

Leonardo Jardim participa do CNN Esportes S/A

Após fazer ressalvas ao gerenciamento do futebol brasileiro, o técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim voltou a comentar temas polêmicos no cenário nacional. Assuntos como arbitragem, gramados e fair play financeiro são cada vez mais debatidos fora das quatro linhas no país.

Em entrevista exclusiva ao CNN Esportes S/A neste domingo (30), o treinador português afirma querer ajudar na evolução do esporte por aqui e cita itens cruciais para que o Campeonato Brasileiro cresça como as ligas europeias. A arbitragem, pivô de grandes polêmicas nesta temporada, é o primeiro aspecto a ser analisado por Jardim.

“Não, com certeza que eu pessoalmente não fiz críticas, apenas fiz chamadas de atenção. Foram apontamentos, e lidamos com isso mesmo. Acho que, para termos uma liga forte, é preciso ter, por exemplo, uma arbitragem profissional, isso deveria ser o mínimo. Mas certamente há pessoas que acham que assim está bem, não é?”.

“Todas as opiniões são válidas. Eu até costumo brincar: se existirem menos erros, há menos mídia, menos casos, não é? Tudo isto faz parte de um conjunto. Há pessoas que acham que assim está bem; por mim também, não faz diferença”, disse.

Fair Play financeiro é positivo? Jardim analisa projeto da CBF

A próxima grande mudança que deve ser feita no futebol brasileiro é a implementação do Fair Play Finaceiro, algo já presente nos grandes centros do futebol mundial. A iniciativa da CBF é que estabelecer regras para que os clubes se tornem financeiramente saudáveis, o que deve diminuir as dívidas.

O técnico do Cruzeiro aprova o projeto e lembrou de casos em que algumas equipes não cumprem com o pagamento de contratações, salários e compromissos.

“Em relação à uniformização dos gramados, esta é das poucas ligas que permite gramados sintéticos e naturais, alguns bons, outros ruins. Sobre o fair play, que a CBF também está a avançar, acho importante. É importante que, como acontece hoje em dia na Europa, as pessoas possam investir dentro daquilo que são as suas possibilidades”.

“Ouço muitos casos aqui no Brasil de clubes que não pagam a outros por jogadores, e nada acontece. Se queremos ter uma liga melhor, temos que corrigir essas situações. O fair play financeiro e os pagamentos entre clubes precisam ser mais rigorosos. Tudo isso, no final, vai proporcionar um espetáculo melhor, um jogo melhor e também uma imagem externa mais positiva do futebol brasileiro”, opinou Leonardo Jardim.

Leia também

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.

Ouvindo...