Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro: chefe de scout abre o jogo sobre negociação com reforço para 2026

Joaquim Pinto contou detalhes da contratação de Néiser Villarreal e revelou importância de Paulo Pelaipe

Néiser Villarreal (dir) em partida pela Colômbia sub-20

Gerente do departamento de scouting do Cruzeiro, Joaquim Pinto abriu o jogo nesta sexta-feira (19) sobre a contratação de Néiser Villarreal, destaque do Millonarios, da Colômbia. Em entrevista à ‘TV Cruzeiro’, o português afirmou que o clube celeste superou a concorrência de gigantes europeus para fechar com o atacante.

“Há certas questões óbvias. Um jogador que, no Sul-Americano Sub-20, onde tem cerca de 200 scouts de todo o mundo, é identificado como o melhor, ou um dos melhores do torneio… São fatos óbvios para ter tido muitos convites. (...) Sabemos que um clube de classe alta do futebol mundial tentou contratá-lo, mas não conseguiu”, contou Pinto.

Jovem atacante de 20 anos, Néiser Villarreal foi anunciado de maneira repentina no início deste mês. O Cruzeiro assinou um pré-contrato com o jogador, que é esperado em Belo Horizonte a partir de dezembro de 2025. Até lá, ele permanecerá como atleta do Millonarios, da Colômbia.

Peça fundamental

Segundo Joaquim Pinto, o diretor de futebol Paulo Pelaipe foi peça fundamental na contratação de Néiser Villarreal. O chefe de scout do Cruzeiro afirmou que o clube havia desistido das negociações pelo atacante colombiano, mas o executivo conseguiu convencer o atleta de voltar atrás e acertar com a Raposa.

“Sabemos dos nossos limites. Foi um longo processo, onde fomos conversando com os agentes. No início, teve uma certa recusa. A negociação passou por várias fases. Depois, o Paulo Pelaipe foi fundamental na intervenção, na contratação, porque já tínhamos dado como perdido, mas conseguimos recuperá-lo”, disse Pinto.

“Depois, não foi possível, mas tentamos que ele viesse para essa janela. Tentamos um entendimento com o Millonarios, mas não foi possível. Fomos para o plano B, direto no jogador. E não pagaremos qualquer valor para o clube que ele representa. Será jogador do Cruzeiro na próxima temporada”, finalizou.

Em fevereiro deste ano, o Vasco ficou muito próximo de acertar a contratação de Néiser Villarreal. O Cruzmaltino chegou a receber sinal positivo do Millonarios e fez uma proposta de cinco temporadas. Porém, o jogador ‘deu para trás’, e a negociação não aconteceu.

Leia também

Pensamentos alinhados

Néiser Villarreal encheu os olhos do Cruzeiro principalmente pelas atuações nas categorias de base da Colômbia. No Sul-Americano Sub-20 deste ano, ele entrou em campo nove vezes, marcou oito gols e deu quatro assistências. Os bons números deram ao jovem a artilharia e a liderança no ranking de assistências na competição.

“Enquanto scout, o Néiser era prioridade, mas para o próprio Cruzeiro, ele era prioridade. Então, até nessa questão de empatia entre mim, o scout e os demais profissionais foi importante para perceber que tínhamos uma visão similar do que é um atleta para o Cruzeiro. No caso do Néiser, foi mais um caso complexo”, disse Joaquim Pinto.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.

Ouvindo...