Artilheiro do Cruzeiro manda recado antes de estreia na Sul-Americana
Diego Clementino, em 2005, marcou quatro gols e é o maior artilheiro do Cruzeiro na Copa Sul-Americana

O Cruzeiro estreia na Copa Sul-Americana nesta quinta-feira (4), às 21h (de Brasília), contra a Universidad Católica, do Equador, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito. Essa partida é o pontapé inicial para, quem sabe, algum jogador do atual elenco desbancar uma marca que dura quase 20 anos.
O maior artilheiro do Cruzeiro na Copa Sul-Americana tem quatro gols, número registrado em 2005. Naquela temporada, o atacante Diego Clementino foi o goleador da equipe. Desde então, o ex-atacante segue como o principal marcador celeste no torneio.
"Uma felicidade, uma honra muito grande para mim ser o maior artilheiro da Copa Sul-Americana pelo Cruzeiro. Ainda mais que eu comecei na base do clube, tive a oportunidade de jogar no profissional. Então, uma gratidão muito grande pela lembrança. Muito feliz também por ser o maior artilheiro da Copa Sul-Americana de uma clube tão grande e vitorioso como o Cruzeiro", disse, em entrevista à Itatiaia.
Revelado pelo Cruzeiro em 2003, ano da Tríplice Coroa, Diego Clementino foi ganhar espaço na Toca II em 2005. Antes, passou por Nacional, de Portugal, e Paulista, de Jundiaí. Atualmente aposentado, o ex-jogador trabalha como professor em uma escolinha de futebol na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais.
"Essa marca de artilheiro do Cruzeiro na Copa Sul-Americana já tem um bom tempo. Futebol é muito imprevisível, mas quem sabe algum jogador alcance essa marca. O mais importante para o Cruzeiro é a busca pelo título, que é tão importante", comentou.
Na contagem geral, Clementino marcou 19 gols em 88 partidas pelo Cruzeiro. Além de ter feito parte do elenco que venceu o Campeonato Brasileiro, Campeonato Mineiro e Copa do Brasil, em 2003, o ex-jogador faturou o título estadual de 2006 pela equipe celeste.
"Vou acompanhar a Copa Sul-Americana. Tenho um carinho muito grande pelo Cruzeiro, que tem toda minha torcida para que possa conseguir esse título internacional que há muito tempo não chega", falou.
Na carreira, Diego Clementino também defendeu outros grandes clubes, como Grêmio e América. No exterior, ele atuou, além do Nacional-POR, pelo Saba Qom, do Irã.
Gols na Sul-Americana
A contagem de gols de Diego Clementino na Copa Sul-Americana foi aberta no dia 17 de agosto de 2005, contra o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Na ocasião, em confronto válido pela fase preliminar, o atacante do Cruzeiro marcou dois gols na vitória por 3 a 1. A equipe celeste até perdeu o jogo de volta, no Mineirão, por 1 a 0, mas se classificou.
Mais de um mês depois, em 28 de setembro daquele ano, Diego Clementino foi fundamental no triunfo contra o Vélez Sarsfield, da Argentina, no Mineirão. Ele balançou as redes duas vezes na vitória por 2 a 1. Contudo, como o “El Fortín” havia vencido por 2 a 0 na ida, os argentinos avançaram às quartas de final da Sul-Americana.
Retrospecto do Cruzeiro na Sul-Americana
Bicampeão da Copa Libertadores, o Cruzeiro tem um retrospecto curto na segunda competição mais importante do continente. Ao todo, a Raposa entrou em campo apenas 16 vezes na Sul-Americana, com sete vitórias, dois empates e outras sete derrotas. No geral, foram 18 gols marcados e 20 sofridos.
O clube participou das edições de 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2017.
Artilheiros do Cruzeiro na Sul-Americana
- Diego Clementino - 4 gols
- Fred/Thiago Neves - 2 gols
- Edu Dracena/Márcio Nobre/Sandro/Jussiê/Sorín/Leandro/Martinez/Wagner/Thiago Heleno/Ábila - 1 gol
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.



