Itatiaia

CEO de clube mineiro detalha mudanças institucionais e escolha por nova cidade-sede

Itabirito jogará como Minas do Sul e mandará seus jogos em Varginha a partir da próxima temporada; mudança atende demandas da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube

Por, ,  e 
Maycon Pereira, CEO do Itabirito, concede entrevista após o Conselho Técnico do Campeonato Mineiro 2027
Maycon Pereira, CEO do Itabirito, concede entrevista após o Conselho Técnico do Campeonato Mineiro 2027 • Lucas Sanches/Itatiaia

CEO do Itabirito, Maycon Pereira detalhou as mudanças institucionais do clube. O Gato do Mato passará a se chamar Minas do Sul, terá outras cores e mandará seus jogos no Estádio Melão, em Varginha, a partir da próxima temporada.

Em entrevista nesta terça-feira (27), após o Conselho Técnico do Campeonato Mineiro 2027, o dirigente explicou o que motivou a escolha por Varginha.

“Após muitas prospecções, a gente encontrou, em Varginha, uma cidade que reúne as condicionantes necessárias para a gente poder continuar entregando, em alto nível, os nossos produtos, as nossas competições”, disse.  

“Varginha é equidistante de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, praticamente 300 quilômetros. Possui um aeroporto que, apesar de ser de pequeno porte, tem autorização para pouso de aeronaves ATR’s. Possui um estádio para 15 mil pessoas, com iluminação de altíssimo nível, com todos os laudos luminotécnicos”, acrescentou, logo na sequência. 

Depois, Maycon revelou que a mudança será feita a partir de dezembro e que, então, espera um time competitivo já para o Campeonato Mineiro de 2027.

“Até 30 de novembro, a nossa SAF permanece em campo, nas competições em andamento, com as cores e com o nome de Itabirito. A partir de dezembro, há o registro na Junta Comercial, na Federação Mineira de Futebol e na CBF para Minas do Sul SAF, já com as cores devidamente remodeladas. O Gato do Mato e as Gatas do Mato seguem como mascotes”, pontuou. 

“A gente espera e aguarda ansiosamente para poder estar em campo nessa nova fase, nesse novo ciclo, nesse novo momento. A gente espera que, já no Campeonato Mineiro 2027, a gente consiga entregar uma equipe competitiva e bons resultados”,  finalizou. 

Entenda a mudança

Fundado em 2022 e já na elite do futebol mineiro, o Itabirito vai trocar de nome e sede dentro de Minas Gerais. O anúncio foi feito no último dia 18 de setembro. O time passará a atuar em Varginha, no Sul de Minas.

Com a mudança de sede, o Itabirito também mudará de nome e passará a se chamar Minas do Sul. A mudança toda ocorrerá para a temporada 2027 e é parte de uma parceria da Prefeitura de Varginha com uma SAF.

O protocolo de intenções foi assinado pelo prefeito Leonardo Ciacci e pelo diretor executivo da SAF, Maycon Pereira. O projeto conta com a participação do time masculino na elite do Campeonato Mineiro e do futebol feminino na Série A do Campeonato Brasileiro.

Para isso, a Prefeitura de Varginha promete oferecer estrutura completa para treinamentos e partidas, inclusive o Estádio Municipal Dilzon Melo, o Melão, que tem capacidade para 15 mil torcedores.

O comunicado ainda ressalta que a história construída pelo Itabirito não será jogada fora e vai fazer parte do Minas do Sul.

Com todo esse projeto, Varginha volta a ter um clube de futebol em destaque no cenário mineiro desde 2024, quando o Boa Esporte deixou a cidade e retornou a Ituiutaba.

Campeonato Mineiro 2027

A Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu, nesta terça-feira (27), como será o formato do Campeonato Mineiro de 2027. Representantes dos 12 clubes participantes do torneio na próxima temporada se reuniram no Mineirão, em Belo Horizonte, para o Conselho Técnico e deliberaram sobre formato da competição, regulamento e datas das partidas. Algumas mudanças na forma de disputa foram realizadas.

Ficou definido que o Estadual será realizado da seguinte forma: a primeira fase será realizada com equipes divididas em dois grupos de seis, com times que se enfrentarão entre grupos diferentes. Ou seja, as equipes do Grupo A duelam com as do Grupo B, em um total de seis rodadas. Atlético e Cruzeiro serão cabeças de chave.

Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final, que serão disputadas em dois jogos. Os classificados avançam às semis, que também terá jogos de ida e volta.

Diferente de 2026, a final do campeonato será realizada em dois jogos, no formato de ida e volta.

Já as duas piores equipes na classificação geral serão rebaixadas ao Módulo II do Campeonato Mineiro.

Vale destacar que o Troféu Inconfidência, disputado entre os quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados, está mantido para a próxima edição do Estadual.

O Campeonato Mineiro terá início no dia 6 de janeiro de 2027 e se estenderá até o dia 7 de março.

O Cruzeiro entra na próxima edição como atual campeão do torneio. Democrata-SL e Villa Nova retornam ao Módulo I após conquistarem o acesso via Módulo II.

Grupos do Campeonato Mineiro 2027

Grupo A

  • Atlético; 
  • Pouso Alegre; 
  • North; 
  • Tombense; 
  • Betim; 
  • Villa Nova

Grupo B

  • Cruzeiro; 
  • América; 
  • URT; 
  • Uberlândia; 
  • Itabirito; 
  • Democrata-SL; 

Clubes participantes do Mineiro 2027

  • América (Belo Horizonte)
  • Atlético (Belo Horizonte)
  • Betim (Betim)
  • Cruzeiro (Belo Horizonte)
  • Democrata-SL (Sete Lagoas)
  • Minas do Sul (Varginha)
  • North (Montes Claros)
  • Pouso Alegre (Pouso Alegre)
  • Tombense (Tombos)
  • Uberlândia (Uberlândia)
  • URT (Patos de Minas)
  • Villa Nova (Nova Lima)
Por

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.

Por

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.

Por

Alecsander Heinrick é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas e tem experiências em agências de comunicação e redação. Teve passagens por Esporte News Mundo, EstrelaBet, Jornal Hoje em Dia, Trivela e Jornal O Tempo. Apaixonado por todos os tipos de esportes, em especial futebol, futebol americano e basquete, além de séries e filmes.

Por

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte